Na manhã do último sábado (23) o Zoológico Musical recebeu centenas de crianças e suas famílias, curiosas em experimentar os instrumentos que compõem as orquestras do Fesival de Música de Santa Catarina (Femusc). Os oboés, clarinetes, violinos e trombones desta vez estavam na plateia para receber o pequeno grande público.

Aos 8 anos, Isabela Martins Janssen já vem ao festival pela terceira vez. Acompanhada da irmã de 3 anos e da prima vinda de São Paulo, que quer aprender violino, ela pode ouvir de perto e tocar os instrumentos espalhados pelos corredores do Grande Teatro. "Assim elas podem ter o primeiro contato com uma orquestra e essa magia que é a música", afirma a mãe Cristiany Martins.

As poltronas do teatro são ocupadas por crianças de todas as idades, inclusive bebês ainda de colo. Lucas Kiefer, 6, é trazido pelo pai ao Femusc desde os dois anos. Neste ano, ele conseguiu subir ao palco pela primeira vez para experimentar os grandes instrumentos de percussão. "Sempre é uma experiência maravilhosa poder interagir com os instrumentos. Ele quer aprender a tocar alguma coisa, mas ainda não descobriu o que", disse o pai, Kleber Kiefer.

A musicista jaraguaense Bel Bandeira trouxe os filhos, Sol e Lua Bandeira, para mostrar que a música não se faz somente em casa ou na televisão, mas ela está por toda parte. "Aqui é um lugar muito especial, onde eles podem ver a música orgânica - o som sai dos instrumentos sem necessidade de amplificação e tecnologia. Então eles podem sentir uma vibração única no corpinho deles, e crianças são muito sensíveis a isso", declara Bel.

O Zoológico Musical é sucedido pelo Concerto para Famílias, um espetáculo descontraído com a participação da Sinfonieta, regida pelo maestro argentino Norberto Garcia.

O Femusc é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; patrocínio WEG, Tractbel Energia, Raizen; apoio Zanotti, Portonave, Duas Rodas, Eletrobras e Gomes da Costa; apoio institucional Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural e Católica de Santa Catarina.

Informações sobre a programação completa do Festival estão disponíveis em www.femusc.com.br.