'Arquiteturas' irá abordar revitalização de bairros como Gamboa, Saúde e Santo Cristo
Após um longo período de decadência, a Zona Portuária do Rio de Janeiro, que abrange os bairros de Gamboa, Saúde e Santo Cristo, está em pleno processo de revitalização, tornando-se um polo de atrações culturais e turísticas. Ao mesmo tempo, a população busca reencontrar suas raízes na cultura do samba, e se adaptar aos intensos investimentos do poder público e da iniciativa privada. Esse é o tema do próximo episódio da série Arquiteturas, que vai ao ar no dia 13 de fevereiro pelo SescTV. O programa, produzido pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, começa às 21h.
Considerada berço do samba carioca, é também na Zona Portuária que surge a primeira favela do Rio de Janeiro -- e também a primeira vez que a palavra favela é utilizada, para dar nome ao conjunto de habitações precárias construídas no Morro da Providência para abrigar os combatentes de Canudos em 1897.
Durante a segunda metade do século passado, a zona portuária era considerada uma das regiões mais feias do Rio de Janeiro. Muito em função do processo de desindustrialização e da falta de manutenção dos prédios antigos. Com as obras de revitalização 'Porto Maravilha', que destina à região investimentos da iniciativa pública e privada, o cenário vai mudando. O aquário, os museus, a Vila Olímpica e a Cidade do Samba dão novo visual e nova vida aos velhos bairros. Além desses aspectos, prédios modernos para escritórios estão sendo erguidos no local.
Um dos desafios do projeto de renovação e requalificação dessa área central é equilibrar o interesse em moradia, empreendimentos modernos e a proteção ao patrimônio histórico e cultural.
Sobre o Arquiteturas
A primeira temporada da série Arquiteturas, veiculada pelo SescTV, contou com 13 episódios sobre alguns dos mais importantes locais de convivência criados pelo ser humano, como o Mercado Ver-O-Peso, em Belém, no Pará, e o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. Nesta segunda temporada, Arquiteturas está com o dobro de episódios, 26 programas de 26 minutos cada, mostrando como o uso e a frequência local podem mudar e dar novo destino a muitos locais de uso comum.
SERVIÇO:
Arquiteturas
16º episódio: Zona Portuária (RJ)
Data: 13/02, sábado, às 21h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 26'
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit
Produção: Revanche Produções e Miração Filmes
Realização: SescTV
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no Twitter: http://twitter.com/sesctv
E no Facebook: https://facebook.com/sesctv
Deixe seu comentário