Equipamento com capacidade para três milhões de litros começará a ser enchido no domingo (20) e estará completo em seis dias

O vice-governador Eduardo Moreira representou o governador Raimundo Colombo, nesta quinta-feira (17), na autorização para início de operações do reservatório da Casan para o Norte da Ilha de Santa Catarina. O equipamento, com capacidade para três milhões de litros, começará a ser enchido no domingo (20), e estará completo em seis dias.

A partir de agora, a companhia contará com nove milhões de litros de água tratada disponíveis para atender a região, especialmente entre 31 deste mês e 1º de janeiro, dias de maior consumo. "Esta é uma obra muito rápida, especialmente pela modernidade do material empregado. As placas de aço vitrificado (vidro fundido em aço) vieram da Áustria e o trabalho foi concluído em prazo recorde, com um custo inferior dos reservatórios atuais, em concreto", disse Moreira. A companhia investiu R$ 3,3 milhões.

Conforme o presidente da Casan, Valter Gallina, com todas as ações já realizadas, como perfurações de poços, melhorias nas estações de tratamento da Daniela e de Ratones e a complementação do floco-decantador, serão assegurados até 80 litros por segundo através de uma adutora de 300 milímetros, ligando os bairros Itacorubi e Canasvieiras. A obra representa o aumento de 27% no volume do líquido a ser distribuído na região em relação ao ano anterior.

Por uma questão de segurança, 24 geradores de energia foram alocados para garantir o funcionamento dos reservatórios.