Descargas elétricas e ventos fortes causados por uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul atingiram todo o estado no início da manhã desta terça-feira, 11. Essas condições provocaram danos ao sistema elétrico da Celesc, principalmente das regiões de Chapecó, Criciúma, Itajaí e Lages.
Em Chapecó, quase 20 mil unidades consumidoras ficaram sem energia por conta de queda de vegetação sobre a rede, inclusive árvores. O abastecimento já foi praticamente normalizado no meio da manhã, à exceção de Nova Itaperaba e Águas Frias em que as equipes tiveram que trabalhar até o meio-dia.
Na região de Criciúma, a queda de três eucaliptos de grande porte sobre uma linha de alta tensão (69kV) deixou as 4.989 unidades consumidoras de Lauro Müller sem energia elétrica entre as 6h00 e 10h05 da manhã. A área do acidente fica na região conhecida por Montanhão, de difícil acesso. Outra linha de 69kV, que atende a Subestação de Camboriú, foi atingida por cascas de eucalipto. Com isso, 60% de Camboriú e 40% de Balneário Camboriú ficaram sem energia de 9h25 até 10h34.
Na região serrana, em Lages, houve problemas principalmente nos municípios de Lages, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici, São Joaquim e Bocaina do Sul. Logo cedo, por volta de 6h45, caiu granizo na região urbana de Lages e os ventos fortes persistiram ao longo de toda a manhã. A queda de uma árvore de grande porte deixou sem luz a região central de Lages até por volta do meio-dia. Em toda a região, quase 18 mil unidades ficaram sem luz porque a vegetação sobre a rede provocou danos em quatro alimentadores. No momento, em torno de seis mil unidades consumidoras permanecem sem energia, mas em pontos dispersos em vários municípios, o que dificulta ainda mais o atendimento. A previsão é que o restabelecimento de grande parte do sistema seja realizado até o final do dia em virtude da melhoria das condições climáticas.
Os registros do CIRAM/EPAGRI apontam que os ventos, pela manhã, atingiram 70 km/h na região de Joaçaba, no meio Oeste. No litoral Sul, em Criciúma chegaram a 77 km/h e, em Urussanga, a 75 km/h. O volume de chuva não foi significativo, com maior concentração apenas em Timbé do Sul, na encosta da Serra. A previsão para a tarde é de tempo instável com possibilidade de chuva e melhoria ao final do período. Essas condições prevalecem de instabilidade ao longo da semana em todas as áreas do estado, mas a temperatura deve ficar dentro da normalidade, entre 28º e 30ºC.
Deixe seu comentário