Esta terça-feira, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids, e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entra na campanha de prevenção ao vírus, que conforme o Ministério da Saúde, tem sido mais incidente na população jovem, com até 25 anos.
Para chamar a atenção dos universitários e dos funcionários para o uso de preservativo e para testes rápidos de detecção da doença, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Projeto Escolhas, da Universidade, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Itajaí, farão ações por todo Campus da Univali Itajaí.
Testes rápidos, não só do HIV, mas de hepatite C e sífilis, feitos gratuitamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, ocorrerão em dois pontos, em horários alternados. Das 9h às 16h serão realizados na sala 101, do bloco F4, e das 16h30 às 20h, no hall de entrada do Teatro Adelaide Konder. Os resultados do exame, que utiliza apenas uma gota de sangue do paciente, são obtidos em 30 minutos.
Durante todo o dia, equipes de saúde e membros da CIPA percorrerão o Campus para distribuição de preservativos, de folders informativos e cartazes. Haverá, ainda, uma decoração especial para lembrar a todos sobre a data, e dez dispensers (take one) de preservativos distribuídos pelos corredores, para que o público pegue camisinhas gratuitamente.
Deixe seu comentário