O levantamento mostrou que a região da SDR São Joaquim dispõe de 797 leitos em hotéis e 986 leitos em pousadas e confirmou o potencial para o turismo rural, contemplação, aventura e histórico-cultural
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim participou nesta terça-feira (07), no Centro de Treinamento da Epagri em São Joaquim, da discussão e apresentação do diagnóstico, pesquisa de demanda, viabilidade e inventário do segmento turístico da Serra Catarinense. O levantamento foi realizado pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia, através do Projeto Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Acorde.
O levantamento mostrou que a Região de abrangência da SDR São Joaquim dispõe atualmente de 797 leitos em hotéis e 986 leitos em pousadas e confirmou o potencial para o turismo rural, de contemplação, de aventura e histórico-cultural, além de identificar a vocação turística dos municípios de Bom Jardim da Serra: turismo de aventura nos cânions Aparados da Serra; Bom Retiro: turismo religioso; Rio Rufino: turismo ligado ao vime; São Joaquim: gastronomia, enoturismo e eventos; Urubici: turismo de natureza e de aventura; e Urupema: truticultura. O estudo mostrou ainda que dos elementos turísticos da Região 43% são atrativos naturais, 16% culturais, 16% através de equipamentos e 25% de eventos. Quanto à demanda, através da aplicação de 221 questionários, foi apurado que 42,4% dos visitantes vem a região a lazer e que o meio de hospedagem mais utilizado são casas de amigos e parentes (44%), em segundo hotel (28%) e em terceiro pousadas (15%).
A reunião em São Joaquim foi a última parte do trabalho da Univali. Durante a oficina participativa, que contou com representantes do segmento turístico dos seis municípios da Regional, a Universidade repassou e discutiu com os atores regionais o diagnóstico do estudo, trocou idéias e complementou os dados obtidos. “A partir dessa reunião vamos concluir o trabalho para apresentação ao público durante o evento de lançamento do Projeto em agosto”, explicou a professora da Univali, Doris Meene Ruschmann, coordenadora geral das pesquisas.
Doris Ruschmann, que também coordena o mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali, destacou que resultado final do trabalho dará suporte aos futuros empreendedores e investidores, bem como o direcionamento às ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento da atividade turística na Região. “Os investidores somente virão para a Região se estiverem certos de que a atividade dará retorno financeiro. Este material desenvolvido pela Univali fornece um diagnóstico do setor turístico, avalia o potencial, propõem alternativas e aponta as necessidades dos equipamentos de hospedagem, gastronomia e entretenimento, além de demonstrar a viabilidade econômica para a implantação e melhoria de empreendimentos turísticos”, destacou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional em exercício, Dirceu Nilo Bianchi falou que o Projeto Acorde tem como finalidade induzir o processo de desenvolvimento econômico dos municípios, fortalecer a imagem e consolidar a região como destino turístico. “Qualquer tomada de decisões precisa de subsídios para ser bem sucedida, por isso a importância da realização desses levantamentos e estudos”, disse. O presidente da Santur, Valdir Walendowisk também esteve presente e reafirmou as palavras do secretário em exercício dizendo que não se pode falar em turismo sem planejamento, sem uma orientação prévia. “Destinos bem planejados, com ações focadas e envolvimento Regional com certeza criarão as oportunidades necessárias para transformar a Serra Catarinense em referência de turismo de qualidade”, enfatizou.
Implantado em 2008, pela Secretaria Regional em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento, o projeto Acorde já conta, além dos estudos da Univali, com mais dois trabalhos de pesquisa, um na área de armazenagem descentralizada de maçãs, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e outro relacionado à revitalização urbana do município de São Joaquim, através da empresa MCA Arquitetura. O Projeto prevê ainda a realização de estudos na área de infra-estrutura, saúde, educação e agregação de valor aos produtos agrícolas. O lançamento oficial do Acorde, ocasião em que serão apresentados os resultados dos trabalhos e pesquisas já realizados, está marcado para o dia 06 de agosto, em São Joaquim.
Deixe seu comentário