e já distribuiu a todos os professores, estudantes e funcionários um comunicado sobre a importância de se precaverem contra o vírus da Influenza A
A Unisul distribuiu na sexta feira, 31/8, a todos os professores, estudantes e funcionários um comunicado sobre a importância de se precaverem contra o vírus da Influenza A, e manteve para a próxima segunda-feira, 03, o início do segundo semestre letivo em todos os campi e unidades.
O reitor Ailton Nazareno Soares disse que é necessário que todos estejam preocupados contra o virus, que, segundo o Ministério da Saúde, já está espalhado pelo Brasil. “A Unisul estará alerta para eventuais registros de pessoas com o vírus”, observou.
O comunicado, assinado pelo médico José Eneas de Figueiredo, lembra a comunidade acadêmica sobre os sintomas da gripe e os cuidados imprescindíveis que uma pessoa deve tomar, se vier a apresentar um dos indicativos da doença. Abaixo, a nota na íntegra.
A Vigilância Epidemiológica tem nos informado de que o vírus da Influenza A (H1N1) circula em qualquer ambiente. No âmbito do Colégio Dehon e dos cursos superiores e de pós-graduação da Unisul, sugerimos que sejam observadas as seguintes medidas:
1. Como os sinais e sintomas da "nova gripe" são os mesmos da gripe sazonal (gripe "convencional") e como o teste que identifica o vírus Influenza A (H1N1) não será realizado em todos os casos suspeitos, todo aluno que apresente febre (38º C ou mais), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dentre outros sintomas, deve ficar afastado do Colégio ou da Universidade por um período de, no mínimo, 7 (sete) dias. Caso ainda apresente sintomas após os 7 dias, deve permanecer afastado até que se completem 24 horas da cessação dos sintomas, conforme recomendação dos órgãos de saúde. Caso o médico identifique que a enfermidade do aluno seja outra, esta deverá ser informada ao Colégio ou à Universidade por meio de atestado.
2. Além dos sintomas descritos acima, também deverão ter atenção especial e os cuidados necessários, aqueles que viajaram, no recesso de julho, para áreas de risco; assim como aqueles que tiveram contato com pessoas que já apresentaram os referidos sintomas.
3. Sugerimos, ainda, por recomendação do Ministério da Saúde, alguns cuidados essenciais tais como:
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável;
- não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
- não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;
- procurar o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.
Além disso, o Colégio Dehon e a Universidade disponibilizarão o álcool gel nas salas de apoio às coordenações e aos professores do seu Campus ou Unidade.
4. Informamos, ainda, que a suspensão de atividades escolares, em caso de suspeita de surto, somente será efetuada, mediante determinação da Secretaria de Saúde.
Por isso, é importante que cada um de nós esteja em alerta diante do mais frágil sintoma. É necessário que todos nós estejamos atentos para que, de forma solidária, possamos estabelecer o sinal de alerta diante de sintomas, mesmo aparentes.
Deixe seu comentário