Na tarde desta quarta-feira, 28, estiveram reunidos, na Unisul de Tubarão, Prefeito, Secretários, gerentes da Universidade, presidentes de sindicatos e entidades: um marco na história.

Um marco na história. Assim foi definido o encontro que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28, na Unisul de Tubarão. Dirigentes da Universidade, Prefeito e Secretários do Município, ACIT e Sindicatos estiveram reunidos buscando um único objetivo: o bem estar da população tubaronense. O encontro partiu de uma iniciativa da Unitec (Unidade Interdisciplinar de Tecnologia e Ciência), entidade que congrega os cursos da área tecnológica da Unisul, com vistas a promover o desenvolvimento sustentável da Região Sul.

 

Para Sebastião Salésio Herdt, Vice-Reitor da Unisul, o momento é de extrema importância para firmar ações de cooperação. “Trata-se de um benefício para a cidade, para a população, que vai ter novos projetos e pesquisas sendo realizadas. Também é importante para a formação do aluno, que irá vivenciar a prática realizada no município”. Salésio afirmou ainda que é preciso enfocar no ponto de vista de agregar valor. “Trata-se de um ponta pé para se consolidar a educação continuada que todos queremos”.


A ação conjunta da Universidade, Prefeitura, Entidades e Sindicatos foi tida por todos como um grande benefício para a região. Representantes expuseram e identificaram formas em que juntos podem alcançar objetivos comuns, somando esforços e unindo profissionais.

 

Manoel Bertoncini, Prefeito de Tubarão, frisou que é hora de aproveitar ao máximo o potencial que a Unisul e o município tem. “Várias obras de grande porte acontecendo na região, como a duplicação da BR 101, o aeroporto e o Porto. Temos que aproveitar o momento e planejarmos o desenvolvimento de Tubarão e região”. Bertoncini falou também que há várias situações em que técnicos seriam necessários. “Um exemplo é o Rio. Temos que achar uma solução e para isso precisamos de alguém com o conhecimento especializado. E isso é o que a Universidade tem. São ações para fazermos uma sociedade ainda melhor”.

 

Eduardo Nunes, Presidente da Acit, falou que a Unisul é um dos grandes tesouros de Tubarão. “Sempre fomos parceiros. Buscamos agora é reforçar essa parceria. Precisamos de atualização constante e para isso podemos aproveitar a Unisul”.

 

Segundo Luiz Carlos, Presidente da Ampe (Associação de Micro e Pequenos Empresários), tem-se constatado que é difícil conseguir mão de obra especializada para desenvolver tarefas. “Empresas deixam de vir para a região porque não temos essa mão de obra especializada”.

 

A Universidade já apresentou uma primeira proposta, que é o oferecimento, em 2011, de cinco cursos técnicos, do ensino médio, preparatórios para o mercado de trabalho. A ideia é gerar mão de obra e renda.

 

Marcos Mazzuco, Gerente de Pesquisa e Extensão da Unisul em Tubarão, reforçou que a Universidade é da comunidade. “Então nada mais justo do que trabalhamos em prol dela”.

 

 

Como ação efetiva, foram montados Grupos Temáticos, formados pelos Secretários do Município e representantes das Unidades Acadêmicas da Unisul (UNAs). Uma próxima reunião ficou marcada, a princípio, para o dia 11 de novembro, na sala de reuniões da Unitec, no Cettal. Na ocasião, os Secretários devem levar definidas as necessidades e possibilidades de cada área.