Durante visita oficial da reitora da UFSC, Roselane Neckel, ao Marrocos foi assinado um convênio entre a Universidade Hassan II e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O acordo prevê a partir deste ano, a possibilidade de intercâmbio anual de pelo menos 10 alunos - cinco de cada instituição -, além de parcerias entre professores e servidores técnico-administrativos em áreas como Matemática, Física, Medicina, Farmácia, Agricultura, Letras e Ciências Humanas.

Foram estabelecidos, ainda, contatos que abrem perspectivas de cooperação em áreas tecnológicas. A comitiva ao país africano foi integrada pela reitora e pelos secretários de Relações Internacionais Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e André Ramos. Os gestores participaram de uma série de atividades, incluindo palestras e reuniões com o reitor Jaafar Naciri, pesquisadores e dirigentes da instituição marroquina.

Para a reitora, as visitas foram emocionantes. “Eu me emocionei muito nestas visitas. É muito bom ver que existem pessoas na universidade que pensam na população simples e excluída”, destacou.

Os representantes da UFSC foram recebidos também pelo embaixador do Brasil Frederico Salomão Duque Estrada Meyer. Segundo Pinheiro Machado, o embaixador “considerou importante a iniciativa de buscar essa aproximação, pois trata-se de um país estratégico, que oferece condições únicas para o estreitamento das relações do Brasil com o norte da África”. Durante o encontro, o " Imagine" foi apresentado formalmente à Embaixada. A professora Roselane Neckel aproveitou para reafirmar a importância do apoio do Itamaraty para futuras ações da UFSC no Marrocos.

Ainda este ano, deve acontecer uma jornada sobre o Marrocos, no campus de Florianópolis, para a qual toda a comunidade universitária será convidada, bem como autoridades e pesquisadores da Universidade Hassan II.