É a primeira vez que a universidade atinge a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
Pela primeira vez a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atingiu nota máxima nas avaliações do Ministério da Educação, que medem a qualidade das instituições de ensino superior do país.
Ela teve índice geral de cursos (IGC) 5 _ formado pelo resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela estrutura da faculdade e pela qualificação do corpo docente.
A UFSC foi a 26º colocada no ranking entre universidades, faculdades e centros universitários do país. Entre as instituições públicas, ficou em nono lugar. Os dados foram são referentes a 2011.
O índice vem sendo divulgado desde 2008, e nas edições anteriores a Federal do Estado alcançou nota 4. Para a reitora Roselane Neckel, o bom desempenho reflete o esforço de professores e estudantes.
— Está sendo feito todo um esforço da pró-reitoria de graduação para dar qualidade aos cursos e isso tem sido enfatizado pela atual administração — observa.
O ex-reitor Alvaro Prata, que ficou à frente da universidade entre 2008 e 2012, diz que foi feito um esforço muito grande na sua gestão para melhoria da UFSC e que isso tem resultados a longo prazo, como pode ser visto com a nota 5.
Outro destaque do Estado é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), que continua sendo o melhor instituto federal do país, com conceito 4.
De 2.136 unidades avaliadas no Brasil, apenas 27 alcançaram IGC 5. Metade das instituições _ 1.081, ou 50,6% do total _ tiveram conceito 3, enquanto 190 instituições (8,9%) alcançaram o conceito 4 do índice. Nove foram qualificadas com a nota mais baixa e 536 também ficaram abaixo da média, com nota 2. O MEC considera satisfatório índices de 3 a 5. E insuficiente nota 1 e 2.
Em Santa Catarina, passaram pelas avaliações 83 instituições, destas 51 ou 60% tiveram IGC 3. Outras nove tiraram 4. Nenhuma teve a nota mais baixa e oito alcançaram IGC 2. A única que alcançou 5 foi a UFSC.
Junto com o resultado das instituições de ensino superior, o ministério divulgou o desempenho de cursos avaliados no Enade 2011.
Deixe seu comentário