A 3ª Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da Udesc (Sealu), considerada a segunda maior do Brasil, reunirá cerca de 1,5 mil pessoas até a próxima sexta-feira (24), no Grêmio Recreativo da cidade de Pinhalzinho. "O evento vai contar com nove minicursos e palestras para estudantes da área e para toda a comunidade. Em sua terceira edição, o encontro se torna o segundo maior do País, atrás apenas da Semana da Unicamp", explicou a chefe de departamento de Engenharia de Alimentos da Udesc, Liziane Schittler.
No primeiro dia de evento, que aconteceu na noite de segunda-feira (20), o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Amauri Bogo, PhD em
Fitopatologia, ministrou palestra sobre Cooperação Interinstitucional e Internacional.
Na ocasião, informou que a Udesc mantém convênios com 60 universidades em 19 países. De acordo Bogo, os alunos podem estudar por seis meses ou um ano nesses locais. "Além disso, mantemos a Bolsa de Apoio a Mobilidade Estudantil, que já permitiu que dez alunos fossem para o exterior com apoio da Universidade. É um programa inédito no Brasil que pretendemos ampliar. É importante que o aluno domine a língua do País que pretende estudar", disse o professor Amauri Bogo, que também é secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc.
Após a palestra, quatro ex-alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Udesc participaram de uma mesa-redonda sobre o pontapé inicial no mercado de trabalho. "A mesa redonda dos estudantes mostrou que o curso de Engenharia de Alimentos está muito bom, já que os alunos que estudam e buscam espaço na área estão empregados", comemorou o reitor da Universidade, Sebastião Iberes Lopes Melo. Segundo ele, o evento em Pinhalzinho, que faz parte das comemorações dos 45 anos da Udesc, é mais uma prova de que a Universidade está viva em todas as suas unidades. "O mês de setembro está sendo de grandes eventos, como a Semana de Engenharia de Alimentos, o Seurs, o CICPG, a Semana Ousada de Artes, entre outros.
Esses eventos servem para troca de experiência, parcerias entre universidades, além de fazer amigos", afirmou o reitor Melo.
A abertura da terceira edição do Sealu também contou com a presença do prefeito da cidade, Fabiano da Luz; do diretor-geral do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), professor Luziano Hack; do diretor de administração do CEO, Flávio Simioni; da diretora de Ensino e Graduação do CEO, Lucíola Bagatini; da diretora de Extensão, Renata Rodrigues; e do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Dilmar Baretta.
A programação completa da 3ª Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da Udesc pode ser encontrada no http://www.ceo.udesc.br/portal/conteudo/notprinc.php?pg=not&id=56
Deixe seu comentário