Após os pregões eletrônicos para a contratação de novas empresas que vão atuar na gestão do Plano SC Saúde - plano dos servidores estaduais -, a economia deve chegar a R$ 45 milhões por ano ao Estado. "Entre a auditoria e a elaboração dos novos editais houve um trabalho de quase dois anos que contou com a expertise do nosso time de auditores internos, que indicaram a necessidade da revisão de critérios para garantir competitividade na escolha e contratação dos serviços, e com a parceria entre Secretaria de Administração e Controladoria Geral do Estado", explica o presidente do Sindiauditoria, auditor interno Maurício Arjona, reeleito no final de abril para mais um ano de mandato.

A economia de R$ 45 milhões ao ano projetada pela Secretaria de Administração é resultado de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em 2019. A partir de um serviço de inteligência interna, uma equipe de auditores se debruçou sobre o contrato vigente para verificar o custo efetivo da gestão atual e avaliar as possibilidades de redução. Usando uma ferramenta de Business Intelligence, que auxilia no levantamento prévio de inconsistências nos contratos vigentes, foi possível realizar uma análise apurada do contrato, visando os novos pregões. 

"Entre as recomendações da auditoria, a divisão em lotes foi a que mais impactou financeiramente. Os auditores sugeriram separar o contrato em dois, mas a SEA foi além e dividiu em três, aumentando a competitividade e, consequentemente, reduzindo o valor das propostas", explica o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, que defende a importância da parceria entre os órgãos e a CGE para aumentar a eficiência na gestão pública.

A economia para os cofres públicos não ficou restrita ao novo pregão. A auditora interna Gisele Rafaeli, que coordenou o trabalho ao lado do também auditor André Matos, ressalta que algumas recomendações já foram implantadas pela Secretaria de Estado da Administração no contrato vigente, o que resultou em uma economia de R$ 1,4 milhão anual por desconto de serviços que já haviam sido executados. "A cessão dos códigos fonte de toda a solução para a SEA foi feita em 2020, então a empresa não precisava mais prover a estrutura necessária para abrigar e sustentar a solução tecnológica, o que acarretou nesse desconto", explica Gisele. 

Outra vantagem da nova forma de gestão tripartite do plano de saúde que atende mais de 200 mil vidas, entre servidores e familiares, é a qualificação dos serviços. "O trabalho do auditor interno não é apenas apontar os erros, mas também apresentar soluções que tragam benefícios para todos, qualificando o gasto público, que pode ser reinvestido em serviços para o próprio cidadão sem entrar na cota dos repasses constitucionais", complementa a auditora Gisele Rafaeli.


Outras iniciativas

Exemplos da importância do trabalho qualificado dos auditores internos não faltam: somente com a análise dos processos envolvendo despesas com a COVID-19, o time já evitou o gasto de R$ 10 milhões em pouco mais de seis meses. Recentemente, outra auditoria, desta vez realizada em parceria com o Detran/SC, garantiu a economia de R$ 6,6 milhões aos cofres públicos na contratação do serviço de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.




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