O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai realizar, na quarta-feira (24/11), no início da sessão do Pleno, às 14h, a solenidade de entrega dos prêmios da etapa estadual do Concurso de Redação ?Tribunal de Contas ? orientar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público em favor da sociedade?. Com o título ?É preciso fiscalizar!?, João Adoilso Schiessl, aluno da Escola de Educação Básica Estanislau Shumann, de Bela Vista do Toldo ? cidade com cerca de 6 mil habitantes, do Planalto Norte, a 382km de Florianópolis ? foi o autor do melhor trabalho e receberá como prêmio um microcomputador ? desktop e monitor LCD.

Aluno da 4ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com formação de técnico em Gestão da Propriedade Rural, o 1º colocado ainda será contemplado com uma visita cultural à Capital. Ele virá à Florianópolis junto com os pais, 13 colegas de turma, o diretor da escola, Adilson Poloniski, e a sua professora orientadora, Luciane Tischler Rudnick, que também receberá o mesmo prêmio do aluno vencedor do concurso ? iniciativa do TCE/SC, desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Classificados, respectivamente, em 2º e 3º lugares, Dalcielli de Souza ? que teve como professor orientador Almir João Luiz ?, da Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Jr., de Indaial, e John Bryan Camprestini ? orientado pela professora Cleusa Aparecida Fogaça da Silva ? da Escola de Ensino Médio Ilse Karsten, de Blumenau, serão premiados com um netbook, cada um, a exemplo dos seus professores orientadores.

Todos participarão da programação cultural, que também incluirá uma visita à sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Será uma oportunidade para os alunos e professores ? que, antes da elaboração das redações, debateram temas como a fiscalização das contas públicas pelo TCE/SC e pela sociedade, cidadania e controle social, em sala de aula ? conhecerem de perto o trabalho do órgão responsável por fiscalizar como o Estado e os 293 municípios catarinenses aplicam o dinheiro que cada cidadão entrega aos governos na forma de impostos.

Ao anunciar o resultado da etapa final concurso, que integra as comemorações dos 55 anos do Tribunal de Contas, no último dia 8 de novembro, o presidente Wilson Rogério Wan-Dall fez alusão ao maior mérito do projeto: o investimento nas novas gerações. ?O concurso foi desenvolvido para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a Corte de Contas, sua missão e atuação, além de estimular o jovem estudante catarinense a conhecer a responsabilidade de cada cidadão na construção de valores éticos e a importância do exercício da cidadania?, disse o conselheiro, durante a sessão do Pleno.

 

Lições de cidadania

A partir da leitura das redações dos três primeiros colocados já se tem uma boa amostra do resultado prático do concurso e de como os alunos ? os novos ?fiscais? do dinheiro público ? entenderam a mensagem levada às escolas pelo projeto do TCE/SC. Para o primeiro colocado, João Adoilso Schiessl, o Tribunal de Contas ? responsável pela fiscalização do dinheiro público e por orientar os governantes para uma boa gestão ? ?tem muita importância na vida do cidadão, pois avalia se os serviços públicos estão proporcionando boa qualidade de vida às pessoas, como saúde, transporte e educação?. Mas faz um alerta sobre a necessidade da sociedade participar: ?Cabe a cada um de nós ajudar na fiscalização e na cobrança de recursos para a melhoria da nossa qualidade de vida?.

Dalcielli de Souza, a segunda colocada, concorda. ?Com a nossa ajuda talvez amenizemos um pouco alguns problemas de nosso cotidiano: um posto de saúde ou hospital sem médicos e enfermeiros, escolas sem professores qualificados, ruas mal iluminadas e tantas outras deficiências?, explica, ao reconhecer que o Tribunal precisa de parceiros. ?Hoje posso entender o quanto é importante o papel do TCE para a sociedade. Sem ele os desvios seriam ainda mais absurdos e não teríamos controle algum sobre os gastos públicos?, salienta o texto de Dalcielli.

A redação do terceiro colocado no concurso, John Bryan Camprestini, reforça a ideia de cidadania, de controle social e o papel do Tribunal de Contas ? ?fazer transparecer as ações de nossos representantes? ? no contexto da democracia representativa. ?Para que se possa fazer transparecer, é necessária a iniciativa popular. O povo tem de ir à luta. Investigar a fundo, cobrar dos políticos o cumprimento das propostas de campanha, inteirar-se das decisões políticas do país. Transparência é uma junção composta pela representação política, pelo TCE e pelo povo?, conclui, ao ressaltar que esse tripé é fundamental para atender às expectativas do cidadão brasileiro por um resultado confiável e transparente da gestão pública.

 

TCE na escola

Mostrar aos jovens catarinenses o trabalho do TCE/SC e ajudar a formar cidadãos mais conectados com o direito e o dever de fiscalizar como é aplicado o dinheiro público é a proposta do projeto TCE na Escola. Lançado no último dia 30 de agosto, o concurso de redação foi o principal instrumento do projeto e buscou incentivar os alunos, matriculados nas 854 escolas do ensino médio da rede pública estadual, a refletirem sobre o papel do Tribunal de Contas e propor uma parceria na tarefa de fiscalizar a gestão pública. Aproximar o órgão fiscalizador da sociedade, com o foco num público que poderá atuar como agente multiplicador e disseminar na família, na escola e nas suas comunidades a importância de se avaliar a qualidade dos gastos públicos, são os principais resultados esperados.

Para apoiar as atividades previstas para o concurso de redação, o Tribunal também lançou o gibi ?No Fim das Contas...?. A história em quadrinhos mostra em linguagem acessível como o órgão fiscaliza as contas públicas e incentiva a parceria do jovem leitor. Distribuída nas escolas da rede pública, a publicação ajudou a estimular os debates, em sala de aula, que culminaram com a elaboração da redação. O potencial da linguagem dos quadrinhos foi usado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o uso do dinheiro público em funções de governo que têm reflexos no seu cotidiano e no de sua família ? saúde, educação, segurança pública, transporte e saneamento.

 

Regulamento

As redações classificadas em 1º, 2º e 3º lugares foram selecionadas por uma comissão técnica composta por representantes do TCE/SC e da SED. Foram avaliadas 34 dissertações ? gênero definido pelo regulamento do concurso ?, 33 escolhidas pelas Gerências Regionais de Educação (GEREDs) e uma pelo Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis (veja lista dos selecionados na etapa regional). Adequação ao tema, qualidade da redação e originalidade e ineditismo foram os critérios que nortearam a avaliação dos trabalhos.

Segundo as normas do concurso, as atividades que antecederam a produção das redações em sala de aula foram orientadas por um professor, de qualquer disciplina enriquecida pelo caráter interdisciplinar. A proposta foi considerar aspectos históricos, sociais, de direitos e deveres, do exercício político e do fortalecimento da cidadania.

Todos os alunos finalistas na etapa regional e o do Instituto Estadual de Educação receberão uma câmera fotográfica digital e certificado de classificação no concurso. O mesmo prêmio será destinado ao professor orientador de cada aluno vencedor na etapa regional.

Da parte do Tribunal, o projeto foi desenvolvido com recursos próprios e do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

VENCEDORES DA ETAPA ESTADUAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO ?TRIBUNAL DE CONTAS ? ORIENTAR E FISCALIZAR A APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO EM FAVOR DA SOCIEDADE?

 

 

CLASSIFI-CAÇAO

ALUNO

MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA

ESCOLA

GERED

PROFESSOR

1º Lugar

João Adoilso Schiessl

Bela Vista do Toldo

Escola de Educação Básica Estanislau Shumann

Canoinhas

Luciane Tischler Rudnick

2º Lugar

Dalcielli de Souza

Indaial

Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Jr

Timbó

Almir João Luiz

3º Lugar

John Bryan Campestrini

Blumenau

Escola de Ensino Médio Ilse Karsten

Blumenau

Cleusa Aparecida Fogaça da Silva

Fonte: www.tce.sc.gov.br

 

    VENCEDORES DA ETAPA REGIONAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO ?TRIBUNAL DE CONTAS ? ORIENTAR E FISCALIZAR A APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO EM FAVOR DA SOCIEDADE?

 

 

GERED

ALUNO

MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA

ESCOLA

PROFESSOR ORIENTADOR

1

Araranguá

Emanuela da Silveira Souza

Passo de Torres

Escola de Educação Básica Governador Ildo Meneghetti

Lucimara Aparecida da Silva

2

Blumenau

John Bryan Campestrini

Blumenau

Escola de Ensino Médio Ilse Karsten

Cleusa Aparecida Fogaça da Silva

3

Braço do Norte

Juliana Lourenço Luzinda

São Martinho

Escola de Educação Básica Fridolino Hülse

Estela Loch

4

Brusque

Fernanda Roberti

Canelinha

Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva

Leolíbia Linden

5

Campos Novos

Iasmini da Silva

Campos Novos

Escola de Educação Básica Paulo Blasi

Sônia Aparecida Sutil

6

Canoinhas

João Adoilso Schiessl

Bela Vista do Toldo

Escola de Educação Básica Estanislau Schumann

Luciane Tischler Rudnick

7

Chapecó

Jonathan Daniel Valentini

Sul Brasil

Escola de Educação Básica Helio Wasum

Sandra Maria Girardi

8

Concórdia

Samara Diana da Silva

Irani

Escola de Educação Básica Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos

Maria Inez De Bastiani

9

Criciúma

Patricia Marcos Paes

Criciúma

Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski

Vidal da Silva dos Santos

10

Curitibanos

Luana Ferreira

Curitibanos

Escola de Educação Básica Sólon Rosa

Sérgio Fernando Maciel Correia

11

Dionísio Cerqueira

Daniela Gilvana Perin

São José do Cedro

Escola de Educação Básica Serafim Bertaso

Luizane Schneider

12

Grande Florianópolis

Shayany Aline Padilha

São José

Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes

Giovana de Oliveira Quadros

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