O ano de 2015 foi de recorde para o Serviço Social da Indústria (SESI), regional extremo Oeste. Responsável pela prestação de serviços voltados à qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores e seus dependentes, a regional extremo oeste atende quatro unidades: Pinhalzinho, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó. O SESI é uma entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O diretor da regional Claudemir José Bonatto comemora os resultados alcançados com os produtos e serviços oferecidos em 2015. Na Educação Continuada (ECO) foram matriculados 14,2 mil alunos nas quatro unidades e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculou mais 2,2 mil. Um total de 16,4 mil alunos que ingressaram somente no ano passado. O Programa de Liderança é outro destaque: 500 alunos matriculados.

Bonatto lembra, ainda, a criação da Sala SESI Matemática e o caminhão da Sala SESI Ciências. "A Sala SESI Matemática possui uma abordagem metodológica e processo ensino-aprendizagem completamente inovadores utilizando estratégia da gameficação, ou seja, uma estratégia pedagógica adequada ao perfil da nossa juventude. Isso mostra que o modelo de ensino do SESI se adapta à necessidade", comenta.

Já o caminhão da Sala SESI Ciências roda toda a região levando para os alunos os conhecimentos práticos aplicados aos conceitos da ciência. "Essa iniciativa torna o ensino mais dinâmico, atrativo e curioso. O aluno jovem se identifica muito com esse método e o caminhão possui toda estrutura de aulas práticas que o levam até o aprender da ciência".

No que diz respeito à promoção à saúde e bem-estar, o SESI também alcançou números positivos. Foram realizados 27 mil procedimentos odontológicos, mais de 5 mil trabalhadores participaram diariamente do programa de ginástica laboral, mais de 2.700 frequentaram a academia em São Lourenço do Oeste e 29 mil vacinas da gripe foram aplicadas. São números que crescem a cada ano demonstrando que o SESI está progredindo em relação ao alcance dos produtos e serviços.

O serviço de alimentação bateu a meta de 10 mil refeições diárias servidas pela cozinha industrial do SESI. Também foram destaques os eventos para promoção da qualidade de vida do trabalhador. Bonatto lembra que foi realizada, em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), a 1ª Semana da Qualidade de Vida para atender os trabalhadores e familiares do setor eletrometalmecânico. Promoveram ainda várias palestras voltadas à liderança, à saúde, à conscientização que o estilo de vida do trabalhador realmente impacta substancialmente na qualidade de vida. "A forma como ele se alimenta, a importância da prática esportiva, os excessos da comida e bebida, ou seja, o estilo de vida que inexoravelmente impacta tanto no trabalho como na vida social. A qualidade de vida é determinante para a organização", pondera o diretor. Já na medicina ocupacional - com exames admissionais, demissionais, exames médicos - foram prestados 109 mil atendimentos às empresas.

Expectativas para 2016

Para este ano, o SESI se prepara para muitos desafios. "Estamos muito focados em 2016, que é um ano de muitos projetos importantes, entregas maiúsculas a fazer", avalia o diretor. Uma das prospecções é entregar a obra do SESI Pinhalzinho ainda este ano. Também será implantada, até a metade do ano, a segunda unidade de farmácia em Chapecó.

Outros serviços também estão previstos. Um deles é o Master Liderança. Um programa de liderança avançado trazendo no seu bojo o trabalho da alta consciência dos líderes empresariais. Ainda em fevereiro será lançado o serviço de ortodontia. Esse ano, o SESI fará ainda no primeiro semestre uma palestra sobre saúde no trabalho com um profissional de renome nacional em Chapecó e em São Miguel do Oeste. A regional extremo oeste também participará do Circuito Estadual SESI Corridas do Bem. Em Chapecó, a caminhada e a corrida serão em outubro e São Miguel do Oeste em junho. Em todo Estado serão 16 corridas.