Para este mês de fevereiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece 36 treinamentos voltados à formação profissional rural relacionados com a pecuária. As atividades são totalmente gratuitas e acontecem em todas as regiões do território barriga-verde.

Estão previstos 21 cursos de controle da qualidade do leite, três de casqueamento de bovinos, cinco de ensilagem, um de controle da qualidade do leite no transporte da unidade produtora até a indústria, dois de manejo de gado leiteiro, um de técnica de manejo de terneiras e novilhas e três de inseminação artificial de bovinos.

A maioria das atividades será desenvolvida na região oeste e beneficiará aproximadamente 600 produtores rurais. “Grande parte dos treinamentos integram a parceria estabelecida pelo Senar/SC com a Coopercentral Aurora Alimentos e o Laticínios Tirol, que visa melhorar a qualidade do leite entregue às agroindústrias”, complementa o coordenador de Pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini.

“Esses cursos visam melhorar a qualidade da produção pecuarista no Estado, desde o cuidado com os animais, alimentação, pastagens ou até mesmo no transporte dos produtos”, explica Santini. E complementa que o objetivo é ampliar significativamente os resultados das atividades do setor pecuário barriga-verde.

Os produtores interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333-0322 .