O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), desenvolverá 406 cursos de formação profissional e promoção social
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), desenvolverá 406 cursos de formação profissional e promoção social neste mês de abril em Santa Catarina. Todos os dias, um novo curso do Senar/SC inicia em determinada localidade catarinense, com turmas formadas por até 16 produtores e produtoras rurais, com idade superior a 18 anos e alfabetizados. Em abril, cerca de 6.500 produtores rurais participarão dos cursos.
O programa de qualificação de março consiste de treinamentos voltados às culturas agrícolas catarinenses, as atividades ocorrem em sindicatos e propriedades rurais e são desenvolvidas por instrutores especializados. Gilmar Zanluchi, superintendente do Senar/SC, destaca que o objetivo é capacitar o produtor rural, atualizando-o sobre as novidades do setor, além de garantir novas possibilidades de renda à família. ?Nossa missão é profissionalizar o homem do campo, sempre abordando as características agrícolas da região em questão?, afirmou.
Na segunda-feira, dia 7 de abril, iniciará uma série de cursos em diferentes áreas. No município de Água Doce, nos dias 7 e 8/4, a capacitação será em produção artesanal de pães, na linha Nova Vicenza. Em Anita Garibaldi, no período de 7 a 9/4, será ministrado curso em pintura em tecido no reassentamento Santa Catarina. Em Cerro Negro, dias 7 e 8/4, haverá curso produção artesanal de massas no salão comunitário do município. Em Armazém, dias 7 e 8/4, a capacitação será em conservas de hortaliças e temperos no centro comunitário da comunidade de São João.
Produtores rurais da região de Braço do Norte participarão de treinamento em gestão da propriedade rural , de 7 a 9/4, no salão paroquial e, na área da promoção social Serpa oferecido curso de confecção de bermuda, saia e calça no período de 7 a 11/4. Em Campo Alegre, o curso operação e manutenção de motosserra será ministrado de 7 a 11/4 na empresa Comfloresta. Em Campo Belo do Sul, a capacitação será em operação e manutenção de tratores florestais, nos dias 7 e 8/4, na Florestal Gateados. Em Campos Novos, o treinamento será em manejo de gado leiteiro, dias 7 e 8/4, no reassentamento Nova Machadinho.
No município de Catanduvas, dias 7 e 8/4, a capacitação será em formas associativas no meio rural, ministrado no centro comunitário da comunidade de Santa Rita. Em Palhoça, o treinamento em promoção social, de 7 a 11/4, capacitará para confecção de bermuda, saia e calça, no salão comunitário de Abardão. Monte Carlo receberá curso de primeiros socorros no reflorestamento, de 7 a 9/4, em Imaribo. No município de Imaruí, o curso de confecção de lingerie será oferecido de 7 a 11/4, na Vila Thiesen. Em Major Gercino, a capacitação será em corte e assados de carne suína, dias 7 e 8/4, no salão comunitário de Diamante.
Em Itaiópolis, o treinamento em confeitaria será realizado dias 7 e 8/4, na escola da comunidade de Volta Triste. Em Ituporanga, de 7 a 9/4, o curso artesanato em palha acontecerá no salão comunitário de Santana. Joaçaba receberá o curso bordado ponto cheio, de 7 a 9/4, no pavilhão da linha Lindóia. Em Forquilinha, de 7 a 9/4, a capacitação será em pintura em tecido, na linha Faxinal. Em Cocal do Sul, dias 7 e 8/4, o curso aplicação de agrotóxicos será realizado no salão comunitário do Rio Comprudente. Em Orleans, dias 7 e 8/4, haverá treinamento manejo de gado leiteiro no salão comunitário de Barracão. Palmitos receberá o treinamento organização na propriedade rural (5S), de 7 a 10/4, no salão comunitário da Linha Três Pinheiros.
No município de Papanduva, dias 7 e 8/4, a capacitação será em tratores agrícolas, na sede do sindicato. Em Passos Maia, dias 7 e 8/4, o curso será em tratamento de madeira, no salão paroquial da comunidade de São Simão. Em Rio das Antas, dias 7 e 8/4, o curso operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes será curso oferecido na linha Novo São Paulo. Ibirama, dias 7 e 8/4, terá treinamento em bovinocultura de leite: implantação e manejo de pastagens, na comunidade de Selim. José Boiteux receberá o curso confecção de vestido, camisa e casaco, de 7 a 11/4, na comunidade de Aldeia Bugio. Em Santa Terezinha, o curso será doma racional de eqüídeos, de 7 a 18/4, na linha Colorado.
Em Coronel Martins, a capacitação será em produção artesanal de pães, dias 7 e 8/4, na linha Caravágio. Em Novo Horizonte, de 7 a 9/4, o curso será em organização da propriedade rural (5S), na sede do município. Anchieta receberá o curso embutidos e defumados de carne de frango, dias 7 e 8/4, na linha Chavante. O calendário com a programação dos cursos com suas especificidades, carga horária, local e data, pode ser obtido no site do Senar (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322.
Deixe seu comentário