O presidente do Conselho Administrativo do Senar e da Federação da Agricultura do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedrozo e o presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, assinaram, durante a abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho nesta semana, convênio para formalizar as atividades do programa de formação profissional rural na área de inseminação artificial de bovinos, destinado a produtores e trabalhadores rurais. O ato foi testemunhado pelo governador do estado Raimundo Colombo e pelo secretário de Estado da Agricultura. João Rodrigues.

Caberá ao Senar/SC elaborar o programa de qualificação e formação técnica, didático-pedagógico, reembolsar as despesas referentes à prestação de serviço de instrutoria, alimentação, material instrucional e emitir os certificados aos concluintes do treinamento.

Os cursos terão 40 horas de duração e, em média, serão realizados dois por mês, com doze participantes cada. Nesse aspecto, o investimento em formação profissional rural do Senar será da ordem de 120 mil reais por ano para formar cerca de 300 produtores.

A Cooperitaipu, por outro lado, disponibilizará a infraestrutura adequada, estruturando um centro de inseminação de bovinos com, instalações, equipamentos e 40 bovinos fêmeas para a realização da prática profissional. O investimento da cooperativa não foi revelado.

A participação nos cursos será totalmente gratuita e em nenhuma hipótese será cobrado qualquer valor dos participantes dos cursos. O convênio terá vigência de um ano.