Sem autorização para adolescentes, SC envia Coronavac para grupo já finalizado
-
(Fotos: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação)
O Estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (20) um novo lote de vacinas contra a Covid-19 da Coronavac/Butantan. Ao todo, chegaram no Aeroporto de Florianópolis 195,4 mil doses, destinadas à primeira e à segunda aplicação (D1 e D2).
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviará as doses aos municípios catarinenses a partir desta quarta-feira (22). Metade (97,7 mil) será transportada nesta primeira remessa, e outra metade para completar o esquema vacinal com intervalo de 28 dias.
Sem autorização da Anvisa para aplicação em adolescentes e sem indicação para dose de reforço em idosos e imunossuprimidos, a Coronavac deve ser destinada para adultos em geral, acima de 18 anos, grupo que já é considerado completo. O calendário previa o fim da vacinação dos adultos em 31 de agosto.
Atualmente, Santa Catarina enfrenta um problema de falta de doses, principalmente da AstraZeneca para D2 e também de Pfizer para avançar como D1 em adolescentes e dose de reforço (a Pfizer é considerada ideal para dose de reforço).
Os lotes da Coronavac, no entanto, perderam espaço no atual cenário de vacinação. "O ideal seria que a gente recebesse autorização para usar Coronavac para os adolescentes de 12 a 17 ou de seis anos para cima", disse o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC), Daisson Trevisol, no início de setembro.
Na mesma linha, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, havia dito em agosto que "nos interessa muito doses da Pfizer e da Janssen. São vacinas que se prestam para a terceira dose. E se pudéssemos adquirir Pfizer, sem ferir o PNI, talvez fosse interessante".
O envio
Além das 97,7 mil doses de Coronavac para D1, também serão enviadas 17.304 doses da Pfizer para D1 (adolescentes).
Para D2, serão enviadas 56,1 mil doses de Coronavac, 107 mil de AstraZeneca e 100.866 para aplicação da dose de reforço nos idosos de 75 a 79 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.
O total enviado é de 378.970 doses.
Tags
- Coronavírus
- governo do estado
- saúde
Deixe seu comentário