Segurança Pública inaugura Central Regional de Emergências e ativa sistema de videomonitoramento de Lages
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) inaugura neste sábado (26) a Central Regional de Emergência (CRE) de Lages e ativa o sistema de videomonitoramento da cidade. Nesta primeira etapa foram instaladas 20 câmeras, mas o sistema tem capacidade para receber até 28 pontos de monitoramento. Na Central vão trabalhar em conjunto guarnições da PM e SAMU. No total foram investidos R$ 874.963,00, recursos do Fundo de Melhoria da Segurança Pública. A cerimônia acontece às 19h30, na sede do comando da 2ª Região Policial Militar, localizado na Rua Mato Grosso, 297, bairro São Cristóvão.
A Prefeitura Municipal de Lages foi parceira da SSP no projeto e investiu mais R$ 300 mil na aquisição de seis câmeras, uma unidade móvel de monitoramento e um gerador de energia para a Central Regional de Emergências.
O secretário Ronaldo Benedet destaca o funcionamento do sistema como sendo mais um forte aliado da polícia no combate ao crime, "e uma forma de inibir a ação de bandidos", diz ele. As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem câmeras para vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, notadamente aqueles
praticados contra o patrimônio, explica o titular da SSP.
Segundo o Tenente Coronel Vânio Luiz Dalmarco, a instalação dos pontos de monitoramento são definidos através da observação da estatística criminal.
"Considerando que as câmeras são mais eficazes nos delitos contra o patrimônio, é regra a instalação dos sistemas em áreas com grande concentração comercial e bancária, onde o fluxo de pessoas e veículos é intenso", explica o Coronel Dalmarco.
Lages é a oitava cidade a receber o sistema. As outras sete são: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú Itajaí, São Joaquim. No total são 289 câmeras de vídeo monitoradas pela Polícia Militar em suas Centrais de Emergência.
Deixe seu comentário