A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, através da gerência de Educação, está promovendo a revitalização das entidades democráticas, como os Conselhos Deliberativos Escolare

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, através da gerência de Educação, está promovendo a revitalização das entidades democráticas, como os Conselhos Deliberativos Escolares (CDE), Grêmios Estudantis (GE) e Associação de Pais e Professores (APPs), nas escolas da rede pública estadual na Região. A gerente de Educação, Rita de Cássia Jesus informou na última sexta-feira (03), que a meta é resgatar e fortalecer as instituições que representam todos os segmentos da comunidade escolar até o final de 2009.

Para orientar diretores de escolas, professores, pais e estudantes com relação à finalidade, objetivo e importância, assim como o processo de revitalização, das entidades democráticas, a diretoria de Supervisão de Apoio ao Estudante promoveu uma capacitação no dia 15 de junho, no NEP Diniz Rodrigues Nunes – Núcleo de Educação Profissional. Participaram representantes das 10 escolas mantidas pelo Estado nos municípios abrangência da SDR São Joaquim: “Queremos construir, junto com a comunidade escolar, um plano para revitalizar essas entidades que têm papel fundamental no processo democrático dentro da unidade escolar’, afirmou a gerente.

A gestão democrática na escola pública brasileira está prevista na Lei 9394/96 (LDB) e Lei Complementar 170/98, porém isso não assegura que aconteça na prática. Em Santa Catarina, o resgate do papel das entidades democráticas vem acontecendo em todas as regiões do Estado, por incentivo e fomento da Secretaria de Estado da Educação (SED). A gerente de Educação destaca que a iniciativa da SED respalda o direito de participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões locais. “A escola tem que ser um espaço democrático, desta forma todos se comprometem com a qualidade do aprendizado e também com a preservação do patrimônio público”, enfatizou Rita de Cássia.

• Conselho Deliberativo Escolar

• Grêmio Escolar

• Associação de Pais e Professores
- Quando em sintonia com a gestão democrática, descentralizada e inclusiva é suporte imprescindível ao gestor e sua equipe pedagógica e administrativa. Integra escola, família e comunidade.
– Constituído por estudantes, apresenta-se como um dos caminhos para a construção e o fortalecimento da cidadania.
– Formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar é a entidade responsável pelas deliberações coletivas na estrutura de gestão do sistema de ensino.