O objetivo do projeto é atender às exigências do DNIT para a duplicação da rodovia. Obras não vão interromper abastecimento no Estado

As obras de execução do primeiro trecho de remanejamento de rede de distribuição de gás natural iniciaram no km 47 da BR-470, em Gaspar. O projeto atende às exigências do DNIT que irá duplicar a rodovia. 

No canteiro de obras da SCGás estão assentados quase 700 metros de tubulações no sistema de by-pass. Este sistema considera a implantação de rede paralela a existente mantendo o atendimento aos consumidores de gás natural, sem a interrupção do abastecimento de toda a rede.

A programação para interligação do novo trecho com a rede existente e gaseificada é até o próximo dia 29, sexta-feira, quando será finalizada a etapa desta fase de obras.

Para execução do remanejamento e proteção da rede de gás natural instalada em trechos que serão duplicados na BR-470 a SCGás depende da orientação do DNIT em relação aos cronogramas de execução das obras. A Companhia vem seguindo o orientado pelo órgão.

Desde maio de 2014, a Companhia possui empreiteira contratada para realizar as obras de remanejamento e proteção da rede de gás natural. Em setembro de 2014, a SCGás mobilizou contrato para acompanhar as obras da BR-470 visando garantir a segurança nas escavações próximas à rede de gás natural nos locais onde o projeto de duplicação não impactam as tubulações.

A rede de distribuição de gás natural na faixa de domínio da BR-470 está em funcionamento desde o ano 2000, quando a SCGás iniciou suas operações. Ela atende atualmente cerca de 100 clientes, destacadamente do segmento industrial têxtil, e distribuiu 170 mil m³ de gás natural diariamente em dezembro do ano passado. O mercado do Vale do Itajaí consome 11% do volume distribuído pela distribuidora em toda Santa Catarina.