A Dystar Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda., de Apiúna, é o primeiro cliente da SCGÁS ligado à nova rede de distribuição de gás natural do Projeto Serra Catarinense. A multinacional alemã, líder mundial na fabricação de corantes e auxiliares têxteis, produz na planta de 21 mil metros quadrados, cerca de 900 toneladas mensais de produtos como amaciantes, lubrificantes, engomantes e corantes para tecidos. Com a ligação, a Dystar passa a ser a 9ª indústria química atendida com o insumo em Santa Catarina e consumirá aproximadamente 11 mil metros cúbicos por mês do insumo.

Maior projeto de infraestrutura de distribuição de gás natural em obras no Brasil, o Serra Catarinense inicia, com a ligação em Apiúna, o plano de interiorização da oferta de gás natural que levará a rede de Indaial (atualmente atendida com o gás) até o município de Lages. Serão construídos ao todo 230 km de rede nos 16 municípios por onde a tubulação passará, com investimentos na ordem de R$ 200 milhões.

Atualmente, as obras desse projeto estão finalizando a sua segunda fase, que implanta a rede entre Ascurra e Ibirama. Até o momento já foram construídos um total de 43 km de rede. A terceira fase, de Ibirama a Rio do Sul, foi licitada e contratada e tem a autorização de serviço emitida. A SCGÁS mobiliza as empreiteiras para a construção dessa fase, que implantará os primeiros quilômetros de gasodutos na primeira quinzena de agosto. As demais fases do projeto (de Rio do Sul a Lages) estão com os projetos executivos prontos, aguardando a inclusão no orçamento da Companhia para serem licitados.