Experiência de empresa portuguesa poderia garantir aumento de 8% no consumo sem necessidade de gasodutos

O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, e técnicos da Companhia receberam nesta terça-feira (19), em Florianópolis, a visita do CEO da Dourogás, Nuno Moreira. A empresa responde hoje por 25% do mercado de gás natural em Portugal, atendendo pequenos e grandes consumidores de quase 30 cidades através de modais de distribuição virtual, sem a necessidade de interligação de gasodutos.

Com a visita ficou definido a criação de um protocolo de entendimento com objetivo de desenvolver estudos para executar projetos piloto desse modal de distribuição no interior catarinense. O objetivo inicial é atender de seis a 10 indústrias instaladas em alguma cidade que ainda não é abastecida com a rede de distribuição. Esse novo mercado poderia consumir aproximadamente 120 mil m³ de gás, cerca de 8% do total distribuído hoje no estado.

"Portugal é um país com espaço geográfico similar ao catarinense e mercado com perfis de consumo similares. As soluções de distribuição desenvolvidas pela Dourogás na Europa solucionam um grande desafio nosso: velocidade no atendimento a regiões distantes da rede da SCGÁS", afirma Polêse.