A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está enviando nesta sexta e sábado (20 e 21) às prefeituras catarinenses 136.890 doses de Pfizer para aplicação de dose 1 (D1), 55.150 de Coronavac também para D1, e mais 142.075 doses de AstraZeneca para aplicação de D2. O envio ocorre após recebimento de novas doses nesta sexta. Serão encaminhadas doses recém-chegadas e outras que estavam reservadas na rede de frio do Estado. 

Segundo a pasta, o quantitativo da AstraZeneca representa 70% do total necessário para cobrir a D2 para as pessoas que receberam a primeira dose a partir de 26 de maio. Naquele período, o Estado distribuiu 187.755 doses de AstraZeneca para D1. Agora, apenas 142.075 foram enviadas para D2. A diferença é de 45.680.

A pasta diz que está aguardando o envio de novas remessas de imunizantes para finalizar a vacinação deste público. Atualmente, o intervalo de doses recomendado para a vacina da AstraZeneca é de 10 a 12 semanas, portanto, haveria mais algumas semanas sem considerar aplicação fora do prazo.

A Secretaria também emitiu comunicado aos 295 municípios de Santa Catarina nesta sexta-feira (20) em que autoriza a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com a chamada "xepa" da vacina. A medida está autorizada apenas para adolescentes com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas.

Além disso, a permissão se refere apenas aos frascos da farmacêutica Pfizer, que é a única autorizada pela Anvisa a ser aplicada em menores de 18 anos.

A "xepa" da vacina foi uma estratégia utilizada por muitos municípios brasileiros para evitar a perda de doses. No caso da Pfizer, cada frasco contém seis doses. Se um frasco for aberto, os agentes de saúde têm até 6 horas para garantir a aplicação por recomendação da fabricante.

Segundo a SES, a autorização deve ocorrer "excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas", diz o comunicado.

A pasta tentou autorizar a vacinação deste grupo nesta semana, mas não houve consenso com os secretários municipais. A decisão deve ocorrer na próxima terça-feira (24).