Santa Catarina recebeu 93,6 mil doses de vacina contra a Covid-19 na noite desta quarta-feira (8). Todo o quantitativo é de lotes da Pfizer, sendo 33.930 doses para primeira aplicação (D1) e 59.670 para segunda aplicação (D2). Ainda não há informações sobre envio aos municípios. 

As cargas ainda correspondem à cobertura de adultos acima de 18 anos, já que as doses voltadas para adolescentes e dose extra para idosos deve chegar após o próximo dia 15. Alguns municípios já iniciaram os novos grupos, mas utilizaram doses que "sobraram" dos últimos envios. 

Para esta quinta, está prevista a chegada de mais 36.270 doses da Pfizer para D1 e 61.160 doses da Coronavac (50% para D1 + 50% para D2). Não há dados sobre horário de chegada. O total é 97.430.

Até o início de setembro, Santa Catarina tinha 129 cidades vacinando público acima de 18 anos. As outras 166 estariam prontas para avançar ao próximo grupo.

"A partir do dia 15 eles começam a mandar doses para esses grupos. O Ministério da Saúde está segurando as doses em virtude dos estados terem feito essa antecipação de aplicação", disse o presidente do Conselho de Secretariais Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) e secretário de Tubarão, Daisson Trevisol.

Segundo ele, o Estado pode finalizar a dose de reforço dos idosos ainda em setembro, mas dependerá da entrega dos imunizantes. Já com os adolescentes, existe a exigência da oferta de doses da Pfizer (única autorizada para este grupo), o que dificulta a aceleração.



Tags

  • Coronavírus
  • governo do estado
  • saúde