Santa Catarina receberá nesta quinta-feira (15) mais 125 mil doses de vacina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os imunizantes são da farmacêutica AstraZeneca e serão reservadas para aplicação da dose 2 (D2). O voo com os lotes tem previsão de chegada para às 17h55, no Aeroporto de Florianópolis. 

A Secretaria fez uma inversão nas cargas de vacina. Com a promessa dessas doses, a pasta iniciou já na manhã desta quinta o envio de 125 mil doses que estavam reservadas na rede de frio da SES para os municípios a fim de utilização para D1 - essas doses estavam guardadas para D2.

Além destas, serão enviadas mais 63,1 mil doses de Coronavac para uso como dose 2 (D2) para quem recebeu o imunizante a partir de 25 de junho. 

"Essas vacinas estavam reservadas para aplicação da segunda dose, mas como o Ministério da Saúde já confirmou, optamos por antecipar a distribuição com as vacinas que estavam armazenadas, tendo em vista que muitos municípios já estão com os estoques zerados para aplicação da primeira dose", explica o superintende de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

A distribuição das 125 mil doses para as 17 centrais regionais teve início nesta quinta pela manhã e vai contemplar todos os 295 municípios catarinenses de forma proporcional. Os municípios devem destinar 30% das doses para a vacinação dos trabalhadores industriais e 70% para a vacinação da população em geral, de 35 a 39 anos, de forma decrescente.

A distribuição começou a partir das 7h30, com o envio, via terrestre, das doses para as centrais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Lages e Rio do Sul.

As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Mafra e Videira serão distribuídas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de decolagem às 8h30. As vacinas das centrais de Xanxerê e Concórdia serão retiradas em Chapecó e as de Joaçaba, em Videira. 



Tags

  • Coronavírus
  • governo do estado
  • saúde