Estado poderá ter 100% de cobertura de telefonia móvel celular

O Governo de Santa Catarina deu mais um passo para atingir a meta de cobertura total dos 293 municípios do Estado com o serviço de telefonia móvel celular. Atualmente, 108 municípios de Santa Catarina ainda não dispõem do serviço, o que poderá ser resolvido por meio de uma ação conjunta do governo com um pool de empresas do setor de telefonia.

Os representantes das empresas Brasil Telecom, TIM, Claro e da Vivo estiveram reunidos na última quinta-feira (08/05), no Centro Administrativo, com o vice-governador Leonel Pavan, o presidente da Ciasc, Hugo Hoeschl e o secretário-executivo da Articulação Nacional, Geraldo Althoff. Pelo acordo em andamento, as empresas vão receber apoio logístico e de infra-estrutura do governo, bem como estudo para incentivos fiscais, além de estimular a parceria com os próprios municípios de regiões deficitárias em atendimento de telefonia.

Os encontros com os prefeitos começam ainda neste mês de maio e a meta é chegar ao final do ano com, pelo menos, 50% de cobertura entre os municípios sem atendimento, totalizando o serviço e telefonia celular móvel a todos os municípios do Estado até o final de 2009. "A expansão da telefonia celular é uma meta de nosso governo e vai significar, além do atendimento e melhoria da qualidade de vida do cidadão do interior, também a atração de novos investimentos para diversas regiões do Estado com a melhora da comunicação", disse o vice-governador Leonel Pavan, que também preside o Conselho de Tecnologia, Informática e Comunicação do Estado (CTIC).

O presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Hugo Hoeschl, acrescenta que cobertura total de telefonia no Estado também representa inclusão digital e facilita a concretização dos servicos do Governo Eletrônico (E-gov), em fase de implantação.