O governador Carlos Moisés da Silva informou pelas redes sociais nesta sexta-feira (18) que Santa Catarina vai retomar a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas sem comorbidades e vai iniciar a imunização de lactantes. 

A vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades estava paralisada desde o registro de um óbito de uma gestante no Rio de Janeiro. Apenas aqueles com comorbidades estavam recebendo as doses - e apenas das farmacêuticas Pfizer e Coronavac. 

A vacinação das lactantes ocorre após aprovação e sanção de uma lei nesta semana que adiciona este grupo às prioridades da imunização em Santa Catarina. 

Segundo o governo, lactantes de crianças até seis meses serão vacinadas a partir deste sábado (19). Já aquelas que amamentam crianças entre seis meses e menores de um ano, a partir de 26 de junho. 

O Executivo informou ainda a imunização de lactantes de crianças entre um ano e dois anos de idade a partir de 3 de julho, e maiores de dois anos a partir de 10 de julho. 

O anúncio oficial ocorreu antes mesmo da pactuação entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC). Tradicionalmente, este tipo de decisão era definida em reunião técnica, mas a liberação deve ocorrer a partir de um documento assinado pelos dois órgãos ainda nesta sexta. 

Na sequência, a SES e o Cosems devem emitir uma nota técnica regulamentando as regras para a imunização, como o quantitativo de doses destinada a esse grupo e a exigência de documentos que comprovem o pertencimento ao grupo. 




Tags

  • Coronavírus
  • governo do estado
  • saúde