Capacitação para representantes de Blumenau, Luis Alves, Brusque, Itajaí, Timbó, Pomerode, Doutor Pedrinho, Nova Trento, Indaial, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Apiúna e Guabiruba
Os municípios do Vale do Itajaí atingidos pela enchente em novembro do ano passado começaram a elaborar seus Planos de Contingência específicos do setor Saúde para enfrentar desastres naturais. A capacitação de Vigilância em Desastres, que terminou nesta sexta-feira (10), propôs a montagem do documento com o objetivo de fortalecer a gestão das prefeituras diante de situações imprevistas de ordem natural. O treinamento começou na segunda-feira e foi uma promoção do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, das gerências de saúde das SDRs de Blumenau e Timbó e da secretaria municipal de saúde de Blumenau.
O plano de contingência é necessário para formalizar o protocolo de atuação de cada município, com a contribuição de várias áreas da Saúde, como vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental, assistência farmacêutica, rede hospitalar, SAMU e saúde mental. Dessa forma, os gestores têm maior habilidade para dimensionar o problema e encaminhar as soluções. Além de contar com um comitê intra e intersetorial, numa atuação conjunta com a Defesa Civil, o município deve adequar o plano conforme a sua realidade.
"Com esse treinamento, a Secretaria de Estado da Saúde demonstra que continua apoiando a população que sofreu com a catástrofe por meio do fortalecimento da gestão municipal em todas as áreas de atuação da Saúde", afirma a secretária de Estado da Saúde em exercício, Carmen Zanotto.
No início de 2010, os planos de contingência serão submetidos à revisão, através de uma oficina que dará continuidade à capacitação oferecida nessa semana. "Os municípios estão aprendendo a se preparar para enfrentar da melhor maneira possível as situações emergenciais em decorrência de desastres naturais", explica a consultora técnica do Ministério da Saúde, Dulce Cerutti.
Participaram da capacitação representantes dos municípios de Blumenau Luis Alves, Brusque, Itajaí, Timbó, Pomerode, Doutor Pedrinho, Nova Trento, Indaial, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Apiúna e Guabiruba e das SDRs de Brusque e Blumenau.
Deixe seu comentário