Veículo número 4.000.000 deverá ser registrado na semana do dia 14.

O estado de Santa Catarina deve alcançar a marca de quatro milhões de veículos na semana do dia 14 de janeiro. A estimativa é do Departamento Estadual do Trânsito (Detran/SC), que informou que, atualmente, há 3.942.263 veículos no estado.

Segundo o Detran/SC, em dezembro de 2003, o estado tinha 1.933.785 veículos. Nos últimos nove anos, esse número dobrou. Para o economista da Universidade Federal de Santa Catarina Rogério Sanson, um dos fatores para esse aumento está no crescimento econômico. "Entre os incentivos estão o do governo para que as pessoas comprem veículos, o preço da gasolina e também a falta de transporte público adequado", afirmou.

Joinville, no Norte do estado, é a cidade catarinense com o maior número de automóveis, com 326.745 mil veículos, 8% de toda a frota do estado. Já em Florianópolis, o Detran registra, em média, 200 novos veículos diariamente. Por conta disso, a entidade terá que aumentar a capacidade de atendimento na capital. "Temos dificuldade hoje de atender toda a demanda, principalmente no fim do ano. Estamos planejando aumentar o setor de atendimento do Terminal Rita Maria", disse a gerente de licenciamento de veículos do Detran/SC, Alina Largura.

Com um ritmo tão acelerado de compra de novos automóveis, a malha rodoviária acaba não suportando. Para o coronel da Polícia Militar Pedro Paulo, as filas estão entre as principais causas de violência no trânsito. "Com o aumento dos congestionamentos, os motoristas tendem a recuperar esse tempo excedendo velocidade, fazendo ultrapassagens perigosas", afirmou.

Para o economista Rogério Sanson, caso as compras de automóveis continuem nesse ritmo, o poder público terá duas maneiras para tentar aliviar a situação. "Um dos caminhos é construir mais rodovias. O outro é cobrar pedágios, como por exemplo nas estradas e pontes para entrar nas cidade e reduzir o trânsito", disse.