Saúde autoriza mais um centro de transplante em SC

Unidade contribuirá para o aumento no número de atendimentos no Brasil. Em 2008, foram realizados 18.989 procedimentos em todo o país

 

O Ministério da Saúde autorizou um novo centro especializado em transplante de córneas em Santa Catarina. Portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (28) credencia o Instituto da Visão Assad Rayes, em Florianópolis, a realizar o procedimento. A unidade de saúde contribuirá para o aumento no número de atendimento no Brasil.

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008, 9% a mais que em 2007. Em Santa Catarina, foram 600 transplantes em 2008, 3,45% a mais que no ano anterior. Do total de transplantes realizado no estado ano passado, 40% foram de córneas.

O crescimento no número de transplantes realizados no país foi impulsionado justamente pela habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional. Dessas, 21 unidades e 36 equipes são em Santa Catarina.

No mesmo dia em que o centro catarinense foi credenciado, outras quatro unidades — distribuídas nos estados do Paraná, São Paulo e Acre — foram autorizadas em procedimentos como transplantes de córneas, rim e pele, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos. (veja quadro abaixo).

 

NOVAS AUTORIZAÇÕES

UF
Centro
Procedimento

Paraná
Hospital São José de Palmas (Palmas)
Busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos

Acre
Fundação Hospital Estadual do Acre (Rio Branco)
Retirada e transplante de tecido ocular humano (córnea)

Santa Catarina
Instituto da Visão Assad Rayes (Florianópolis)
Retirada e transplante de tecido ocular humano (córnea)

São Paulo
Hospital do Servidor Público Estadual (São Paulo)
Retirada e transplante de pele

Hospital Brigadeiro (São Paulo)
Retirada e transplante de rim