e governador Luiz Henrique entregou 49 eletrocardiógrafos para municípios do Oeste catarinense.

Dando continuidade à estratégia de ampliação da Rede de Telemedicina, o governador Luiz Henrique realiza, nesta sexta-feira (28), a entrega de 49 eletrocardiógrafos para municípios do Oeste catarinense. O sistema foi implantado em Santa Catarina em 2005, permitindo que exames de imagem sejam feitos nas cidades onde os pacientes residem, evitando que precisem viajar até um centro de referência. Na ocasião, também será lançado o primeiro serviço de dermatoscopia da Rede de Telemedicina do Estado para o
diagnóstico precoce do câncer de pele e outras lesões. A solenidade ocorrerá às 14 horas, no Centro de Eventos de Chapecó.

Desenvolvido com a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, técnicos do Ciasc e do Laboratório de Telemedicina da UFSC, a Rede possibilita que os exames sejam realizados nas próprias cidades dos pacientes e enviados, através da internet, para a Central do Projeto, em Florianópolis. No mesmo dia em que o exame é realizado um especialista prepara o laudo e em seguida o encaminha à cidade de origem, evitando o deslocamento do paciente.

O programa já garante a realização de exames de eletrocardiógrafo, indicados para analisar doenças cardíacas, em 83 municípios catarinenses. Com a ativação do serviço em 49 cidades do Oeste, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se aproxima da meta de cobertura estabelecida para este ano, em que pretende oferecer Telemedicina em 200 municípios. "Descentralizando os serviços de saúde, conseguimos reduzir custos, agilizar o atendimento e dar mais conforto e dignidade aos pacientes", afirma o secretário Dado.