Santa Catarina encerrou participação nas modalidades de vôlei e futsal das Olimpíadas Escolares 15-17 anos com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. A competição prossegue até o domingo, em Cuiabá, quando terminam as disputas de handebol e basquete, iniciadas na terça-feira (4). As equipes também receberam troféus, que são entregues aos três primeiros colocados de cada modalidade.

 

O ouro foi conquistado no futsal feminino pelo time da escola municipal Alberto Bauer, de Jaraguá do Sul. O título manteve a hegemonia catarinense na modalidade – em 2011, a escola Dom João Becker, de Brusque, foi a campeã. Na final, o time jaraguaense venceu nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, a equipe do Instituto Augusto dos Anjos, da Paraíba. A goleira Ana Carolina, 16 anos, defendeu três cobranças consecutivas e garantiu a vitória por 3 a 1.

 

As pratas vieram no vôlei masculino, que disputava a segunda divisão, com a equipe do Colégio Unificado, de Itajaí, e com o futsal masculino da escola Augusto Bauer, de Jaraguá do Sul, que tentava o bicampeonato. As duas equipes caíram para times do Rio de Janeiro. O vôlei de Itajaí perdeu por 3 a 0 para o CEL, parciais de 25/15, 25/15 e 25/19. Apesar da derrota, os itajaienses recolocaram Santa Catarina na primeira divisão do vôlei, onde estão as oito melhores equipes do país.

No futsal masculino, o time da escola Augusto Bauer, atual campeão e que fazia a terceira decisão consecutiva das OE 15-17 anos, saiu perdendo por 3 a 0, ensaiou uma reação, mas acabou derrotada por 4 a 3 pela equipe do Colégio Percepção.

 

A medalha de bronze foi para o Colégio Conexão, de Joaçaba, que, na decisão do terceiro lugar do vôlei feminino, bateu o time do colégio Martin Luther, do Rio Grande do Sul, por 3 sets a 0, parciais de 26/24, 30/28, 22/25 e 25/22. “Foi um jogão, não foi fácil vencer as gaúchas”, definiu a técnica Karina de Souza, após a partida.