Delegação catarinense que tinha 144 atletas garantiu 23 medalhas na competição. Na foto, Campeões do vôlei masculino foram recebidos com festa em Timbó na manhã desta segunda-feira
A delegação de Santa Catarina que disputou a 6ª edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras na cidade de Poços de Caldas (MG) obteve sua melhor participação desde que o evento foi criado em 2005, com 23 medalhas sendo oito de ouro, três de prata e 12 de bronze. A competição foi realizada de 11 a 20 de setembro nas modalidades de atletismo, judô, natação, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e tênis de mesa em ambos os naipes, teve a participação de 24 estados e cerca de 3 mil atletas.
A delegação catarinense era composta por 144 atletas e além de 25 pessoas entre técnicos, dirigentes e pessoal de apoio da Fesporte. A primeira parte da delegação viajou no dia 8 de setembro e o restante do grupo dia 13. O grupo teve o apoio financeiro do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, além da Fesporte.
“Estamos muito contente com os resultados obtidos, fizemos uma campanha excelente e mais do que isso conseguimos destaque nacional em entrevistas e divulgação dos nossos atletas e força catarinense, em programas assistidos em todo o país”, disse o chefe da delegação Ademar Silva, gerente de esportes de base e inclusão da Fesporte.
Depois de dez dias de competições, as disputas foram finalizadas no domingo (20) com a conquista de quatro medalhas para as equipes do Estado, duas delas de ouro e outras duas de bronze. Nas modalidades coletivas os melhores resultados vieram do vôlei masculino da EM Erwin Prade de Timbó que venceu a equipe Colégio Christus do Ceará, no domingo, por 3 a 2 e ficou com o título da competição e a classificação para o Campeonato Sul-americano Escolar que acontece em novembro no Equador.
Outro ouro veio no handebol masculino com os meninos do Colégio São José de Itajaí. A equipe enfrentou CE Vicenti Tomazi do Paraná e com uma vitória por 15 a 9 garantiu o lugar o mais alto do pódio.
Duas medalhas de bronze no último dia de competições vieram das equipes de vôlei feminino da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba e ainda do basquete masculino do Colégio Evangélico Jaraguá.
Na modalidade de tênis de mesa, não houve medalhas, mas a mesa-tenista Bruna Alexandre, de 14 anos, foi destaque na disputa, em função de ser deficiente física. Bruna está convocada para Seleção Brasileira Paraolímpica que disputa a partir de 15 de outubro em Bogotá, o Parapan da modalidade.
Nas disputas por equipes do tênis de mesa tanto o masculino como o feminino terminaram a competição na quarta colocação. A equipe masculina era representada por No naipe masculino, a equipe catarinense é formada por Rafael Correa de Almeida, 14 anos e Roger Lascoski dos Santos de 13 anos, da escola Prefeito Waldemar Kleinubing de Videira e a equipe feminina pelas atletas Bruna Costa Alexandre de 14 anos e Natália Santiago Carvalho de 13 anos da EEB Rubens de Arruda Ramos de Criciúma. Nas disputas individuais todos os representantes catarinenses foram derrotados nas quartas-de-final.
Durante os 10 dias de competições o Comitê Olímpico Brasileiro realizou uma votação entre técnicos para escolher os atletas destaques do evento em cada uma das modalidades. Os agraciados ganharam uma camiseta exclusiva e um diploma. Vinte e oito atletas da delegação catarinenses foram escolhidos como destaque.
Deixe seu comentário