A 'cidade maravilhosa' venceu Madri (Espanha), na disputa final. Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas. Os cariocas comemoram em ritmo de carnaval

Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito há pouco pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul vai receber os Jogos Olímpicos.

O Rio concorreu com Madri (Espanha), na disputa final. Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas. Durante a apresentação da candidatura do Rio, antes do início da votação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a escolha da capital fluminense aumentaria a autoestima dos brasileiros.

“Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”, disse Lula ao discursar.

Comemoração

Os cariocas comemoram em ritmo de carnaval a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 na Sociedade dos Amigos da Adjacências da Rua Alfândega (Saara), maior centro de comércio popular da cidade. O anúncio foi feito, há pouco, pelo Comitê Olímpico Internacional em Copenhague, na Dinamarca.

Quem teve de trabalhar e não pôde ir a Copacabana acompanhou o resultado pelos televisores instalados em bares e restaurantes.

Os comerciantes da Saara capricharam nas vitrines coloridas de verde e amarelo. Bandeiras do Brasil foram colocadas nas ruas que reúnem centenas de lojas no centro da cidade.

Marchinhas de carnaval estão sendo tocadas, misturadas às batidas de funk e ao hino afetivo do Rio, Cidade Maravilhosa.