Evento realizado pelo Centro de Ciências Jurídicas e pela Fundação José Boiteux (Funjab), com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia

Com a presença do reitor eleito da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Luis Carlos Cancellier de Olivo, foi aberto na manhã de segunda-feira (7), no auditório do Fórum Norte da Ilha, na capital, o I Congresso Internacional Interdisciplinar de Direitos Animais: A questão da experimentação e II Encontro Catarinense de Direitos Animais. O evento realizado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e pela Fundação José Boiteux (Funjab), com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, integra o projeto "Mais Ciência - Plataforma Digital, Eventos Jurídicos e Inovação".

Participaram da abertura, os professores Letícia Albuquerque, coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica (OJE) e subcoordenadora do curso de Direito; Luiz Henrique Cademartori , chefe do Departamento de Direito; e Everton das Neves Gonçalves, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito).

Após a abertura solene do evento, foi realizado o painel com o tema a questão da experimentação, com os professores Fernanda Medeiros (UNILASALLE/PUCRS), Javier Vernal (Ufsc), Leticia Albuquerque (Ufsc) e Paula Brügger (Ufsc).

O I CIIDA/II ECDA reune, nos dias 7 e 8 de dezembro, diversos pesquisadores do Brasil e Exterior, para debater a experimentação animal e outros temas correlatos à ética animalista. "Será um momento de troca de experiências, importante para o debate e fortalecimento da recente disciplina dos Direitos Animais", afirma a professora Letícia Albuquerque.