Para cumprir com a missão de promover a difusão de produtos, serviços e soluções fundamentais à competitividade do setor produtivo catarinense, articulando a defesa de seus interesses, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do escritório regional Oeste, promoveu aproximadamente 100 ações na região em 2015, entre eventos regionais, capacitações, pleitos encaminhados e atividades complementares.

Os eventos regionais envolveram 1.183 participantes. Entre os principais estiveram Seminário Regional de Mobilidade, I Fórum Econômico do Grande Oeste Catarinense, reunião da equipe jurídica, Workshop Saúde e Segurança no Trabalho, apresentação das rotas estratégicas agroalimentar, móveis e madeira, metalmecânica (PDIC), Workshop Logística e Produtividade, apresentação da rota estratégica para o setor metalúrgico, Seminário sobre as Perspectivas Econômicas e Desenvolvimento Setorial (PDIC), implantação da Câmara Regional Movimento A Indústria pela Educação, inauguração Sala Sesi Matématica e entrega do Caminhão Sesi Ciência.

De acordo com o vice-presidente regional Oeste, Waldemar Antônio Schmitz, os depoimentos dos participantes enaltecem o trabalho da entidade em promover a competividade da indústria catarinense. "As ações enfatizaram informações com realidade econômica local, estadual e nacional. Também tivemos a preocupação de oferecer palestrantes com didáticas diferencias que auxiliassem na compreensão dos conteúdos e ampliassem o conhecimento dos participantes", observou.

As capacitações tiveram a participação de 251 profissionais¸ com 70% de satisfação nas avaliações. Entre as capacitações destacam-se o curso "Como se preparar para o mercado internacional", palestra "Negociação Coletiva", Encontro com contadores e empresários e reunião Câmara Ambiental - treinamento da nova ferramenta do sistema eletrônico para controle de movimentação de resíduos e rejeitos (MTR) em Santa Catarina.

Ainda entre as atividades do Escritório Regional FIESC Oeste, Schmitz destacou os encaminhamentos para assessoria jurídica da entidade, encaminhamentos para área de mercado da entidade, visitas, reuniões externas, acompanhamento e participação de atividades do SESI/SENAI/IEL, participação de eventos institucionais, acompanhamento das atividades dos Sindicatos, orientação e encaminhamentos das demandas dos Sindicatos, participação de treinamentos internos e externos, registro e controle da documentação e divulgação de serviços SESI/SENAI/IEL.

A região da Vice-presidência Oeste é constituída por 56 municípios que somam 592 mil habitantes em uma área de aproximadamente 20.000 km².

Com 7,4% do PIB estadual (R$ 12.471.061), a região sedia 7,5% das indústrias (4.707) catarinenses e possui 8% dos trabalhadores da indústria catarinense (71.315). Em 2015, as ações realizadas tiveram como foco estar presente na grande maioria dos municípios da região. Foram realizados eventos pela Vice-presidência em Chapecó, Pinhalzinho, Xanxerê, Xaxim, Maravilha, São Carlos, Ponte Serrada, São Lourenço do Oeste, Palmitos. Para 2016, serão ampliadas as ações na região.