Foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e mais de 180 mil residências ficaram sem energia elétrica no Estado. Epagri estuda possibilidade de ter sido um tornado

Tempestades com fortes rajadas de vento atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira (19). Os eventos climáticos atípicos começaram no Oeste, deslocando-se para o Norte, afetando grande extensão do Estado. 

A Epagri registrou rajadas de vento de 104 km/hem Campo Belo do Sul, na Serra, 78 km/h em José Boiteux, no Vale do Itajaí, e de 70 km/h em Curitibanos, também na Serra. Não é descartada a hipótese de que o Estado tenha sido atingido por um tornado.

Em Chapecó, no Oeste, os meteorologistas investigam a passagem de um tornado. De acordo com a Celesc, nessa região, há muitos postes caídos e vegetação sobre a rede de energia elétrica, principalmente em Caxambu do Sul, Águas de Chapecó e Guatambu.

Os estragos

Em Chapecó, quatro bairros foram atingidos, quatro residências ficaram totalmente destruídas, seis casas tiveram estragos parciais, 20 residências foram destelhadas e quatro pessoas ficaram feridas. A Águas de Chapecó também foi atingida pelos fortes ventos. 

Em Planalto Alegre, na Linha Karoba, três aviários foram totalmente destruídos pelos ventos, seis tiveram estragos parciais, cinco residências foram destelhadas.

Em Caxambu do Sul, 20 residências foram destelhadas e 40 alagadas. 

Em Treze Tílias, o hospital foi bastante atingido, houve destelhamento e alagamento. Cerca de 10 casas (levantamento prévio) em torno do hospital também foram destelhadas. O centro de eventos SOCAP e uma lanchonete no centro também estão com telhado danificado. Num condomínio, há uma casa apenas com telhado danificado e parte das casas sem energia. Também foram registradas quedas de árvores e danos em propriedades e galpões rurais.

Queda na energia elétrica 

Diversos pontos do sistema elétrico foram afetados pelos temporais. Quedas de árvores e de objetos na rede da Celesc, provocando os desligamentos de energia. Em torno de 180 mil unidades consumidoras foram atingidas por volta das 19h, quando houve o pico de ocorrências.

Nesta sexta-feira, às 9h30min, 360 eletricistas atuavam para restabelecer a energia das 17 mil unidades que permanecem desligadas, a maioria localizada em Chapecó, Lages e Jaraguá do Sul.

Orientações da Celesc

A Celesc alerta seus consumidores para que mantenham distância de fiação elétrica caída e não toquem, em nenhuma hipótese, em cabos partidos. Nesses casos, o consumidor deve comunicar imediatamente a situação para a empresa por chamada gratuita pelo número 0800-480196.

Confira as velocidades máximas do vento nas principais cidades atingidas pelas tempestades

Campo Belo do Sul: 104 km/h
José Boiteux: 78 km/h 
Curitibanos: 76 km/h
Xanxerê: 74 km/h 
Rio Negrinho: 72 km/h 
Lontras: 72 km/h
Dionísio Cerqueira: 70 km/h