Nesta quinta-feira (8/09), a Rainha Elizabeth ll, monarca inglesa nas últimas sete décadas, faleceu aos 96 anos de idade. Ela se encontrava no Palácio de Balmoral, na Escócia.

A confirmação da morte de Elizabeth veio em mensagem publicada no perfil oficial da família real no Twitter: “A rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”.

Elizabeth Alexandra Mary, natural de Londres, nasceu em 21 de abril de 1926. Apreciadora das artes e música aprendeu a andar a cavalo e a nadar. Casou com o príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, em 1947, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Além deles, deixou oito netos e doze bisnetos.

Assumiu o posto em 1952, após falecimento de seu pai, George Vl. Pertence a ela o reinado mais longevo do Reino Unido. Conviveu com 15 primeiros-ministros britânicos; quatro papas na liderança da igreja católica; período de tensão com a Irlanda do Norte; a Guerra das Malvinas com a Argentina; as invasões ao Iraque e do Afeganistão e a pandemia do Covid-19.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, Príncipe Charles, assume o trono do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) e de outros 14 países que possuía a Rainha Elizabeth ll como chefe de Estado, como, por exemplo, Austrália e Canadá.