'Separador de Lixo Inteligente' foi o primeiro na categoria aluno e 'Processo de tratamento de efluentes e reciclagem de lodo galvânico' venceu na categoria docente
São das unidades do SENAI/SC em Concórdia e Joinville os projetos vencedores da mostra INOVA SENAI 2009, que reúne produtos e pesquisas de alunos e docentes. O protótipo de Separador de Lixo Inteligente, desenvolvido em Concórdia, ganhou na categoria aluno, e o projeto do Processo de Tratamento de Efluentes E Reciclagem de Lodo Galvânico, criado na unidade joinvillense, foi a campeão na categoria docente.
O anúncio dos vencedores foi feito na terde desta sexta, dia 30, em Joinville, no encerramento da etapa catarinense da Olimpíada do Conhecimento. A mostra INOVA SENAI incentiva o desenvolvimento da atitude inovadora de alunos e docentes e promove o intercâmbio técnico-científico com a comunidade industrial. O evento também é uma oportunidade para demonstrar a potencialidade técnica do SENAI. Neste ano, participaram 12 projetos desenvolvidos por docentes e outros seis por equipes de alunos e orientadores. Os trabalhos foram relacionados ao progresso industrial, à sustentabilidade ambiental e a inclusão de pessoas com deficiência.
Conheça os projetos da categoria Aluno
1º Lugar: O protótipo do Separador de Lixo Inteligente, produzido por uma equipe de alunos e orientador de Concórdia, utiliza processo simples como ventilação e barreiras mecânicas para agilizar o processo separação do lixo, o que facilita a reciclagem. O equipamento, produzido em apenas três meses, é capaz de dar destinos diferentes a papéis, plásticos, metais, vidro e madeira.
2º Lugar: Alunos do SENAI/SC em Concórdia decidiram desenvolver um banco automotivo adaptado que permite girar a poltrona em 90º e deslocá-la para fora do automóvel. Além de reduzir o esforço necessário para entrar no carro, o produto também terá preço mais acessível. O equipamento utiliza o banco original do automóvel, sem necessidade de modificar o interior do veículo.
3º Lugar: Uma equipe de professores e alunos de cursos superiores do SENAI/SC em Blumenau desenvolveu um método de aproveitamento dos rejeitos da indústria de reciclagem de papel, para a produção de artefatos de gesso. Além de agregar valor ao descarte, a produção de compósitos de gesso ainda atenderá uma demanda de mercado por produtos ecologicamente corretos.
Conheça os projetos da categoria Docente
1º Lugar: O Sistema de Tratamento de Efluentes Galvânicos e Reciclagem de Lodo Galvânico, desenvolvido por uma equipe de Joinville em parceria com empresas catarinenses, permite reduzir consumo de água nas indústrias galvânicas (que produzem peças cromadas, por exemplo). O processo também permite reutilizar a água, reduzindo em 98% o consumo, e também diminuindo gastos com tratamento de efluentes.
2º Lugar: O protótipo de Compactador de Cavaco de Alumínio Para Reciclagem, desenvolvido pela unidade de Luzerna, prensa e aquece as sobras, o que reduz seu volume em 25%. Com isso, as empresas podem diminuir o espaço para estocagem dos resíduos e os custos para o transporte, além de receber um valor maior pelas sobras que vão para reciclagem. Outro benefício é o incentivo à reciclagem do alumínio, que proporciona uma economia de 95% de energia, em comparação à produção do alumínio primário.
3º Lugar: Possibilitar a alunos do ensino fundamental a vivência em diferentes áreas de atuação e ajudá-los a escolher que formação seguir foram os objetivos do projeto Experimente a Profissão, desenvolvido na unidade do SENAI/SC em Rio do Sul. A iniciativa fez com que a escola recebesse este ano o selo "Escola Solidária". O resultado prático foi um patinete e um site, ambos produzidos pelos estudantes.
A Olimpíada do Conhecimento conta com o apoio de empresas como a Deb'Maq, Minipa, Romi, Festo, Raihsa, Cotex, Render, Tramontina, Eldorado, Sandvik e SKA.
Deixe seu comentário