Projeto de robótica de alunos de Santa Catarina (Blumenau e Jaraguá do Sul), do Projeto SESI Talentos para a Indústria, foram selecionados para 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Dois projetos de alunos do Programa SESI Talentos para a Indústria de Santa Catarina foram selecionados para participar da 6ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada de 11 a 13 de março, no Campus da Universidade de São Paulo (USP). O programa, desenvolvido pela área de Educação do SESI/SC, tem como objetivo de estimular o interesse dos alunos para a área de tecnologia, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.Um robô que vigia um local e telefona para o proprietário avisando de alguma ocorrência, foi um dos projetos selecionados. Por meio da engenharia eletrônica, os autores Carlos Eduardo da Luz, João Fischer (coordenador) e Paulo Hanoff criaram o projeto Sentinela Esperta - Ensinando um carrinho a telefonar. Através de um simples software de programação, foi possível a atribuição de um comportamento ?inteligente? às montagens. A partir disso, iniciou-se a construção de um carro-vigia que, além de proceder a rondas normais, portando uma webcam, é conectado a uma linha telefônica. Isso permite que, acionado um sensor de luminosidade, o robô disque um número telefônico previamente programado, avisando o proprietário do local vigiado. O SESI Talentos para a Indústria em Blumenau é apoiado pelas empresas Rigesa, TDV Dental, Altona, Provolt, Altenburg, Dudalina, Riffel, Hering, ABB, Operacional Textil, Motriz, Kreumac e Giltec.
Cuidar do meio ambiente também está incluído em projetos desenvolvidos pelos alunos do SESI Talentos para a Indústria. Outro trabalho, que será apresentado na Febrace, possibilita a remoção de metais pesados das águas de tratamento de efluentes utilizando a casca de banana, em vez da utilização de mais agentes químicos, para diminuir os níveis de contaminantes. O projeto foi desenvolvido por Cássia Zipf, Daiane Schmidt, Jonathan Gonçalves, Lisiane Hönnicke e Monise Ullmann, com apoio da WEG de Jaraguá do Sul.
Mais informações sobre os projetos finalistas da Febrace 2008 podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: http://www.lsi.usp.br/febrace/estudantes/finalistas2008.htm.
Programa SESI Talentos para a Indústria: é uma alternativa de investimento social para as indústrias. As empresas podem adquirir vagas para alunos em turmas do SESI/SC ou formar sua própria turma na empresa. Além de estimular o aprendizado na tecnologia e ciência, com foco em encontrar soluções em algumas questões da produção industrial, dá oportunidade de desenvolver talentos que possam fomentar a indústria no futuro. Informações adicionais com o SESI da sua cidade.
Deixe seu comentário