O projeto é da Marbel Alimentos, Cesta Literária, que consiste na incorporação de livros nas cestas de alimentos produzidas pela empresa, programado para atender os objetivos do milênio da ONU
Pensando sempre em melhorar a qualidade de vida da humanidade, a ONU - Organização das Nações Unidas- lançou mundialmente em 2004, o Programa “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. O objetivo dessa ação é estimular as empresas a contribuírem para 1- Acabar com a fome e a miséria; 2 – Educação básica de qualidade para todos; 3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Após estudar este programa, a Marbel Alimentos, empresa de cestas mais premiada do Brasil, reconhecida com o Selo de Qualidade da ABRACESTA (Associação Brasileira dos Produtores e Distribuidores de Alimentos Básicos ao Trabalhador), resolveu fazer a sua parte dentro desses oito macro-objetivos do milênio, sugeridos pela ONU. Assim, lançou em 2005 o Projeto “Marbel Por um Mundo Melhor”.
Como primeira ação, a empresa adotou o “Segundo Jeito - Educação Básica para Todos”, com o objetivo de estimular a leitura das crianças dentro de casa. Abrir uma bela cesta de alimentos e degustar um saboroso... livro! É isso mesmo, um livro! É esta a proposta da Marbel Alimentos, para alimentar não apenas o corpo, mas também a mente das pessoas e, mais especificamente, das crianças.
O primeiro passo deste projeto da Marbel é a Cesta Literária, que consiste na incorporação de livros nas cestas de alimentos produzidas pela empresa. A iniciativa, de cunho cultural e abrangência nacional, já conta com as parcerias do escritor Ziraldo, que está escrevendo uma história por mês da obra O Menino Maluquinho; do Ministério da Cultura, por meio do programa Fome de Livro, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da UNESCO e da ABRINQ.
A cada mês um novo título nas cestas. Inicialmente, a Marbel adquiriu o direito de impressão e custeou a distribuição de 400 mil exemplares de A Bela e a Fera e o Natal Encantado”, da Disney, nas cestas de Natal, e de 200 mil livros do O Menino Maluquinho nas cestas de alimentos. Através de suporte fiscal da Lei Rouanet, a empresa pretende ampliar esta tiragem para dois milhões.
Desde o inicio do projeto já foram distribuídos mais de 600 mil livros. A escolha por colaborar na área da educação de crianças, mais do que comprovar sua política de responsabilidade social, demonstra o compromisso da Marbel com o futuro do País. Se a base da educação é a alfabetização e a formação de leitores conscientes, a empresa vislumbra a possibilidade de levar a todas as casas que recebem uma cesta de alimentos produzida pela empresa um irrefutável estímulo à leitura. De acordo com o escritor Ziraldo, para um autor brasileiro, certos convites equivalem a um prêmio. Tudo que pode ressaltar a importância do livro na vida do brasileiro deve ser saudado e prestigiado por todo mundo.
A mensagem é muito clara: livro tem que ser tão básico quanto feijão e arroz nas casas das nossas famílias. Livro também é gênero de primeira necessidade. “Espero que essa corajosa e oportuna iniciativa da Marbel, de Rio Claro – interior de São Paulo, - seja repetida a propagada pelo Brasil inteiro. Vamos sonhar e transformar o Brasil num país de leitores”, afirma Ziraldo.
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