será lançado em São Joaquim no dia 6 de agosto
O Projeto Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Acorde Região de São Joaquim será lançado oficialmente no dia 6 de agosto. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional em São Joaquim e Secretaria de Estado do Planejamento, que busca a dinamização econômica da região da Serra Catarinense e a melhoria da qualidade de vida.
A solenidade de lançamento será realizada às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, e contará com as presenças do governador Luiz Henrique, da secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, do secretário do Planejamento, Altair Guidi, do prefeito de São Joaquim, José Nérito de Souza, e outras autoridades locais e estaduais. O programa será lançado inicialmente em São Joaquim, para depois se expandir por toda a Serra Catarinense, seguindo o modelo de gestão descentralizada adotado pelo Governo do Estado.
Na ocasião, haverá exposição de 24 painéis, com a apresentação do projeto na região de São Joaquim. Os painéis são formados por textos, fotografias, mapas e perspectivas, que mostram de forma sintética as obras e ações previstas pelo Projeto Acorde. Após a mostra em São Joaquim, os painéis também serão expostos nos municípios de abrangência da região, e em seguida, por todo o Estado.
Executado pela Secretaria Regional, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, o projeto Acorde possibilitou a realização de três trabalhos de pesquisa na Região de São Joaquim. O primeiro a ser realizado, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi com relação à armazenagem descentralizada de maçãs. O objetivo foi levantar o potencial da Região para a produção de maçãs, mapear os produtores interessados em se organizar para aumentar em no mínimo 40% a capacidade de armazenagem a frio de maçãs e analisar a viabilidade econômica para armazenagem descentralizada. Os números levantados darão subsídios para os produtores negociarem linhas de crédito com juros menores que os atuais e carência mais longa.
Também está concluído pela empresa MCA o estudo sobre a revitalização urbana de São Joaquim. O anteprojeto prevê a construção de um calçadão (boulevard) na Rua Manoel Joaquim Pinto, e ainda a implantação de um sistema de mão única para a circulação de veículos em volta do calçadão. Em uma das pontas do boulevard, está prevista a implantação de um belvedere, ou seja, um parque com vista para a cidade, equipado com quiosques e sanitários e no outro eixo do calçadão, foi projetada a construção de uma concha acústica para a realização de eventos. Também integram o projeto a arborização de ruas, parques e praças, iluminação pública, sinalização turística e de trânsito, implantação de mobiliário como lixeiras, pontos de ônibus e cabines telefônicas, tudo personalizado. Para longo prazo, o anteprojeto prevê ainda a construção de um anel de contorno viário, para desviar o tráfego pesado do centro da cidade. Com obras de infraestrutura e de revitalização urbana, o programa busca a valorização das características culturais locais, e criar assim uma identidade visual para a cidade.
O terceiro estudo realizado foi na área de turismo, hotelaria e gastronomia pela Universidade de Vale do Itajaí (Univali). O objetivo foi avaliar o potencial turístico da região, selecionar e propor alternativas compatíveis com as políticas públicas voltadas ao incentivo da atividade e estudar a viabilidade econômica para implantação e melhoria de empreendimentos turísticos, além de realizar um levantamento das necessidades dos equipamentos de hospedagem, gastronomia e entretenimento para capacitação dos profissionais visando a excelência na prestação de serviços.
O objetivo central é articular os planos de governo e definir prioridades de ações. “Na região de São Joaquim, em especial, é despertar os investidores para as grandes oportunidades da região, principalmente no que se refere à melhoria dos empreendimentos turísticos e econômicos”, destaca a secretária Regional, Solange Pagani. O Projeto Acorde São Joaquim também irá apoiar especialmente a agricultura familiar, oferecendo condições para que os produtores possam gerar produtos de maior valor agregado. “A Secretaria do Planejamento, preocupada diante das desigualdades econômicas e de qualidade de vida, estuda e prepara condições para melhorar o equilíbrio socioeconômico de Santa Catarina. O Acorde São Joaquim será um instrumento para despertar novas oportunidades para a região, alavancando o desenvolvimento de todos os municípios da Região São Joaquim”, destaca o secretário Altair Guidi.
SOBRE O ACORDE: O Acorde Região de São Joaquim é o primeiro projeto do Programa Acorde, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento regional a partir da valorização de suas vocações naturais. O projeto, que é coordenado pela Secretaria do Planejamento, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, com o apoio da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte, está dividido em seis grandes segmentos. Empreendedorismo, que vai estimular empreendedores a desenvolver na região projetos em áreas promissoras do turismo, da fruticultura, da ovinocultura e agroindústria familiar. Infraestrutura, através de um conjunto de obras viárias, aeroportuárias e de saneamento básico, dotando a região de uma infraestrutura de apoio à altura de seus atrativos naturais. Revitalização urbana, para atrair e satisfazer até os mais exigentes turistas, tornando a região mais aconchegante e charmosa. Melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um processo concentrado de investimentos, obras e ações que elevarão gradativamente todos os índices regionais de desenvolvimento humano. Marketing, com o objetivo de despertar nos empreendedores a visão das grandes oportunidades, além de divulgar a região para o turismo. E finalmente, a integração regional, que prevê a promoção e articulação permanente dos seis municípios da região: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema.
Deixe seu comentário