Projeto visa desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio

A paixão pelo meio rural despertada desde criança, incentivou o empresário de 23 anos Diego Soares, do município de Vidal Ramos, a participar do Programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

Para Diego, com tantos desafios enfrentados cotidianamente, participar do PER foi o caminho certo para conseguir melhores resultados. "Não podemos ficar parados no tempo e reproduzir apenas o que nossos avós e pais faziam. Temos que modernizar a propriedade e especializar as técnicas para que as atividades fluam melhor", diz ele.

Diego explica que a simplicidade dos participantes e a vontade de todos em obter novos conhecimentos foi o que mais chamou a atenção. Ele conta também que passou a ver a propriedade como uma empresa, visando o planejamento e o diálogo com os parceiros, tomando as decisões em conjunto com a família.

Programa

O programa visa desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que o projeto visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como empresas rurais.

Para participar é necessário ter 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.