O 27º Festival de Dança de Joinville conta com apresentações cursos, oficinas, workshops coreógrafiicos e mostra competitiva que reune escolas e grupos de dança amadores do Brasil e exterior

Equipe de profissionais em comunicação da AdjoriSC (foto) participou, nesta semana, da Noite de Gala do 27º Festival de Dança de Joinville, inserida na programação, que inclui grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, e cursos, oficinas,  workshops coreográficos. Algumas apresentações e atividades são gratuitas para a comunidade. Há também uma mostra competitiva que reune escolas e grupos de dança amadores de todo o País e  exterior.

Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança cresceu e amadureceu. E mudou de perfil. Se no início, a mostra competitiva era a parte mais evidente do evento, hoje a programação didática/pedagógica atrai a cada ano milhares de estudantes e profissionais da dança, que veem nos Cursos e Oficinas; Workshops Coreográficos e Seminários de Dança oportunidades ímpares de se aperfeiçoarem e sua arte. E o Festival ganhou o Encontro das Ruas, focado na cultura Hip Hop, e o Meia Ponta, uma mostra não-competitiva voltada para jovens entre 10 e 12 anos. A cada ano, estudantes e grupos trabalham durante o ano inteiro, tentando se superar e brilhar nos palcos do Festival de Dança de Joinville.
As atrações gratuitas, abertas à comunidade local também foram ampliadas e consolidadas. Hoje, além dos tradicionais Palcos Abertos, há o projeto Dança Comunidade (que chega à sétima edição), o Visitando os Bastidores, a Rua da Dança e a Feira da Sapatilha, um verdadeiro ponto de encontro entre os participantes do Festival e os moradores de Joinville e região.

Em 2009, o 27º Festival de Dança de Joinville conta com patrocínio do Governo do Estado através do Funcultural, apresenta um retrato da dança atual, contribui para o constante aprimoramento dos estudantes e profissionais da área e ajuda a aproximar ainda mais a comunidade local e o mundo da dança.

 

O Festival em números

 

Período do evento: 11 dias – 15 a 25 de julho de 2009
Total de participantes: cerca de 5 mil, entre estudantes e profissionais da dança
Vagas em Cursos e Oficinas, Seminários de Dança e Workshops Coreográficos: 2.680
Coreografias inscritas em todo país: 2.094
Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 230 horas
Feira da Sapatilha: 70 expositores em 4 mil metros quadrados
Público no Centreventos Cau Hansen durante todo o Festival: 47,3 mil pessoas
Público no Teatro Juarez Machado: 3.700 pessoas
Público total estimado: 230 mil pessoas

 

 

Principais atrações:
Noites especiais de Abertura, de Gala e dos Campeões
Mostra Contemporânea de Dança
Mostra Competitiva – balé clássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças populares, jazz, sapateado e dança de rua
Meia Ponta – apresentações infantis
Feira da Sapatilha
Palcos Abertos – apresentações gratuitas em centros comerciais, praças, fábricas e na Feira da Sapatilha
Cursos e oficinas
Seminários de Dança
Workshops Coreográficos
Encontro das Ruas
Visitando os Bastidores
Rua da Dança
Visitando os Bastidores