O debate 'Geografia: ontem e hoje' acontecerá no domingo, 29, às 19 horas

"A geografia responde, como outros conhecimentos, à necessidade de descrição e explicação do mundo: da natureza que nos envolve e cujas leis de funcionamento nos interessam, bem como da sociedade, cujas leis, mais complexas e mutáveis, igualmente fazem parte do interesse dos homens". É assim que o professor Armen Mamigonian, um dos mais importantes geógrafos brasileiros, define a geografia.

No Brasil, o dia do geógrafo é comemorado em 29 de maio e, para lembrar da importância da data, o Instituto Ignacio Rangel realiza um debate no Youtube com o tema "geografia: ontem e hoje". A live será conduzida pelos geógrafos Isa Oliveira da Rocha, coordenadora do Atlas Geográfico catarinense e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e José Messias Bastos, presidente do instituto e coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A live aconterá no domingo, 29, às 19 horas no canal do Youtube do Instituto.

Divulgação/Instituto Ignacio Rangel

No Brasil, o dia do geógrafo foi instituído em 1930, no Governo de Getúlio Vargas, com a criação do órgão que daria origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A professora Isa de Oliveira da Rocha explica que, na verdade, a geografia é uma ciência bastante antiga. "O homem, desde que está na superfície terrestre já tem o contato com natureza, territórios, mapas mentais ou mesmo rudimentos de mapas por onde percorria. A humanidade sempre teve esse contato do seu entorno e a necessidade de conhecimento disso".

A live abordará desde a gênese da geografia, que remete aos séculos V e IV a.C., até os debates mais atuais sobre o tema. "Hoje, há uma busca para trazer respostas para esses problemas ambientais, sociais e territoriais, que a geografia tem uma contribuição bastante significativa", complementa a professora.

A professora destaca também os diferenciais de Santa Catarina no estudo da geografia. O estado foi responsável pela criação do primeiro atlas geográfico estadual do Brasil, em 1958, que passou a ser o modelo de outros atlas organizados pelo IBGE. As publicações contêm informações da geologia, clima, vegetação e análises sobre a natureza e sociedade. Isa chama a atenção para a importância de estudar geografia e para a necessidade de que ela tenha um espaço maior na estrutura administrativa do Estado, considerando a relação da ciência com a realidade no conhecimento de territórios e nações.

Instituto Ignacio Rangel

O instituto Ignacio Rangel foi criado para desenvolver estudos e pesquisas que, a partir das ideias e método do escritor, ajudem a compreender, interpretar e decifrar o Brasil de hoje e de ontem. Rangel foi um economista e escritor brasileiro, que estuda o Brasil relacionando com a economia do mundo. Foi um dos principais pensadores econômicos do Brasil e ajudou a idealizar a criação do Petrobras e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDE), hoje BNDES.