Nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de exames para pacientes de Santa Catarina, oferecendo serviços inéditos no Estado
Nesta quinta-feira (28), o Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) inaugura a Unidade de Neurofisiologia. A nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de exames para pacientes de Santa Catarina, oferecendo serviços inéditos no estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos exames é a videoeletroencefalografia (VideoEEG), um procedimento até então não ofertado pelo SUS em Santa Catarina. No estado, há um público de aproximadamente 50 mil pacientes com epilepsia que precisam ser submetidos a este exame de alta complexidade antes de passar por cirurgias. "Até o momento, esses pacientes tinham de ser encaminhados para outros estados somente para realizar os exames. Agora, poderão ser atendidos aqui", comenta a professora de Neurologia do Curso de Medicina da UFSC e chefe do Serviço de Neurologia do HU, Kátia Lin.
A pesquisadora explica que a neurofisiologia é uma área da medicina que avalia o funcionamento da atividade elétrica do sistema nervoso, oferecendo suporte para o tratamento de pacientes com doenças neurológicas. Segundo ela, como o HU é um hospital de ensino, vai ser possível formar recursos humanos e treinar equipes nessa área, sempre dentro do trinômio ensino, pesquisa e assistência, que é o foco do hospital.
No HU, a Unidade de Neurofisiologia servirá como apoio diagnóstico para pacientes internados nas Clínicas Médicas I, II e para os que são atendidos no ambulatório. "Além do atendimento aos pacientes, mais de 1,5 milhão de reais em equipamentos de última geração serão instalados no local, permitindo a realização de pesquisas de ponta na área de Neurologia através da rede de colaboração da equipe de Neurologia do HU com pesquisadores nacionais e internacionais das áreas de Neurociências e Engenharia", acrescentou a professora.
Deixe seu comentário