Cerimônia será realizada nesta quarta em Brasília

O Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será uma das unidades que serão oficialmente lançadas pela presidente da República, Dilma Rousseff nesta quarta-feira (5). A cerimônia irá ocorrer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. Junto com a inauguração de campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, será realizado o evento Pronatec: execução 2012 e planejamento 2013.

O Campus Palhoça Bilíngue do IFSC é a primeira escola bilíngue - Libras-Português - da América Latina. O campus funciona atualmente em sede provisória na Faculdade Municipal de Palhoça. As obras do novo campus serão finalizadas até o final deste ano no bairro Pedra Branca. A previsão é que em março as aulas do primeiro semestre de 2013 já comecem a ser dadas na nova estrutura.

O Campus Palhoça Bilíngue é a primeira unidade de ensino totalmente voltada para a oferta de educação profissional bilíngue - Libras/Português - na América Latina. Pessoas que querem se capacitar para trabalhar com o público surdo também são o público-alvo do campus.

Em funcionamento desde 2010, o campus já oferece um curso técnico subsequente ao Ensino Médio em Materiais Didáticos Bilíngue e uma especialização Lato Sensu em Educação de Surdos. Além disso, todo semestre são ofertados diversos cursos de qualificação na área como animação, libras e edição de vídeo. Para 2013, devem ser oferecidos também um curso voltado à educação de jovens e adultos em fotografia e um técnico integrado ao Ensino Médio em comunicação visual.

“A implantação do Campus Palhoça-Bilíngue do IFSC traz para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional”, explica o diretor-geral do campus, Vilmar Silva. O diretor explica que a criação desse campus tem por base a formação de profissionais surdos e ouvintes na modalidade bilíngue, tanto no ensino presencial como a distância.

Além de oferecer a educação profissional para alunos surdos, o IFSC capacitará professores que vão atuar com esse público, desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação. Atualmente, o campus conta com cerca de 170 alunos e 20 servidores. A estimativa é que a unidade bilíngue atenda a cerca de 800 alunos presenciais e outros 1,2 mil no ensino a distância. Todos os cursos são gratuitos.

O novo campus está sendo construído em um terreno de 16 mil m² na localidade de Pedra Branca. O prédio terá cerca de 5 mil m² modulado em três blocos. A estrutura contará com 10 sala de aula, 17 salas administrativas, 18 laboratórios e uma biblioteca.

Expansão do IFSC

Este será o quarto campus do IFSC na Grande Florianópolis. O Instituto já possui os campi Florianópolis e Florianópolis-Continente, na capital, e o Campus São José. Em todo o estado, já em funcionamento, são 19 campi, além da Reitoria, localizada em Florianópolis.