Encontro internacional e momento pós-pandemia também estiveram na pauta do encontro, que aconteceu na AHESC

Os desafios pós-pandemia e os preparativos para o Congresso Internacional de Hospitais, que ocorrerá no Brasil, estiveram na pauta do encontro entre o presidente da FBH (Federação Brasileira de Hospitais), Adelvânio Francisco Morato, e do presidente Ahesc (Associação dos Hospitais de Santa Catarina), Mauricio Souto-Maior. A agenda foi realizada em Florianópolis nesta sexta-feira (15).

Acompanhado do superintendente da FBH, Luiz Fernando Silva, o presidente da Federação destacou a luta das entidades hospitalares do Brasil e também os desafios como, por exemplo, em gestão, econômicas e também políticas.

“Estamos trabalhando em nível nacional para sensibilizar nossos políticos e mostrar a eles a realidade dos hospitais brasileiros. Com isso, queremos trazer benefícios a todos os estados, em especial Santa Catarina, que tem realizado um trabalho excepcional na filantropia.”

Morato detalhou que, mesmo após a retomada das atividades após a pandemia do coronavírus, a situação ainda traz desafios para o setor e que serão estendidos para 2024.

“Nós tivemos três anos seguidos de situação pandêmica e entendemos que 2024 não será tão fácil como muitos dizem. Ainda estamos na ressaca do tsunami e ainda teremos dificuldades, principalmente econômicas e estamos atuando, junto às lideranças políticas do país, pois a nossa luta é em prol do pequeno e médio hospital brasileiro”, complementou o presidente da FBH.

O presidente da Ahesc, Mauricio Souto-Maior, valorizou a visita das lideranças nacionais da FBH e também destacou quais são os desafios da associação e do setor para 2024.

“Os desafios giram em torno da sustentabilidade do setor hospitalar, como um todo, e alcançarmos, como entidade associada, o objetivo final que é atender de melhor forma o usuário. Em 2024 teremos o Congresso Internacional de Hospitais, que será organizado pela FBH junto com a entidade internacional, quando teremos a oportunidade de discutirmos tendências, movimentos e soluções para os desafios do dia a dia da área hospitalar”, pontua.

Os anfitriões foram o presidente da AHESC e o diretor-executivo da AHESC e FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC), Alciomar Marin.