Presidente da Embratur e ministro do Turismo destacam potencial econômico e social do setor
-
(Fotos: Bianca Backes)
Os dois estiveram no Fórum de Turismo & Gastronomia, que também contou com o lançamento rota Florianópolis-Foz do Iguaçu, da Azul Linhas Aéreas, na tarde desta quinta-feira (26)
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participaram do lançamento da rota Florianópolis-Foz do Iguaçu, da Azul Linhas Aéreas, na tarde desta quinta-feira (26), em Florianópolis. O anúncio foi feito durante o Fórum de Turismo & Gastronomia, no Majestic Palace Hotel.
"Com essas novas rotas estimularemos o turismo em regiões que dependem bastante deste setor para movimentar a economia", afirmou Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
Os voos serão operados entre 17 de dezembro e 1º de fevereiro e as saídas serão nas quintas-feiras e nos domingos, com voos extras atendidos com jatos Embraer 190 e 195, assim como pelos turboélices ATR 72-600.
"Poder oferecer novas rotas entre dois importantes destinos durante a principal estação do país é uma conquista que deve ser celebrada pelo setor. Isso certamente vai aumentar a geração de emprego e renda, além de impactar toda a cadeia turística", disse Lummertz.
A necessidade de incentivos ao turismo como um negócio rentável, que movimenta a economia, gera emprego e renda, valoriza a cultura e que promove a inclusão social foi um dos destaques da fala de Lummertz e do ministro.
"O emprego ainda é o melhor programa social que existe", ressaltou o presidente da Embratur, no painel com o tema "Conectividade regional e o impacto no desenvolvimento do turismo".
>>>>> Confira a galeria de fotos do evento
Além da temporada de Verão, que está chegando, o país deve receber milhões de pessoas para as Olimpíadas, em 2016. Para o ministro, esta é uma ótima oportunidade para apresentar o Brasil aos visitantes e para quem acompanhar os jogos à distância. Serão vendidos 11 milhões de ingressos para os jogos, 5 bilhões de pessoas vão assistir as competições à distância e cerca de 25 mil jornalistas de diversos países estarão no Brasil.
"Espero que, após as Olimpíadas, o turismo passe a fazer parte da pauta econômica, política e social deste país", destacou o ministro. "Há um preconceito com o turismo no Brasil. As pessoas acham que é oba-oba. Mas o turismo permeia 52 atividades comerciais, industriais e de serviços. Com todo o respeito ao agronegócio e à indústria, quando estes setores conseguem produzir mais com menos gente, eles comemoram. E estão certos, estão de parabéns, porque faturam mais assim. Mas o turismo é diferente, pois emprega jovens, idosos, os chefes de família. O pequeno, o grande e o médio empregam no turismo, gerando renda", complementou o ministro do Turismo.
Deixe seu comentário